Gestão de projectos de IDI

O que se entende por Gestão de Projectos de IDI? O que se pretende?

  • A Gestão de Projectos de IDI envolve a identificação de necessidades, recolha, avaliação, definição de prioridades, desenvolvimento, monitorização e encerramento de projectos de IDI;
  • O processo de Gestão de Projectos de IDI constitui uma etapa crítica para a criação de valor para a Organização, a partir do investimento em IDI. É expectável que as Organizações invistam em projectos decorrentes do processo de Gestão de Ideias que, devido à sua dimensão, exigem um maior esforço de implementação. Assim, a Gestão de Projectos de IDI deve caracterizar-se como um processo rigoroso e crítico para o negócio, quer devido aos custos inerentes aos projectos, quer ao risco que tipicamente acarretam.


Que benefícios estão associados à Gestão de Projectos de IDI?

  • Maior eficiência e eficácia na gestão do investimento em IDI;
  • Gestão do risco associado à implementação de novos projectos de IDI;
  • Criação de condições adequadas para o desenvolvimento dos projectos e para as decisões relativas ao seu prosseguimento ou cancelamento;
  • Melhoria significativa dos resultados dos projectos.

Macro Acções e Exemplos de Aplicação

  • Optimizar o sucesso de projectos de IDI através das equipas constituídas para o efeito

    • Constituir uma equipa multidisciplinar "aberta" ao exterior, nomeadamente a Clientes e Fornecedores integrando-os nas actividades do projecto e beneficiando do seu know-how específico;
    • Incluir na equipa de projectos de IDI, um "apaixonado" mas também um "não crente", com o papel de desafiador;
    • Eventualmente, definir líderes específicos por processo, em função das suas competências individuais.
  • Monitorizar e controlar projectos desenvolvidos no âmbito da inovação

    • Desenvolver diagramas de Processos para concepção, desenvolvimento e exploração de soluções para a implementação de projectos de IDI;
    • Formalizar procedimentos internos para a avaliação, selecção e o planeamento de projectos de IDI;
    • Realizar estudos de viabilidade, incluindo análises de cálculo de risco para desenvolvimento de projectos de IDI;
    • Definir regras claras para controlo de prazos e orçamentos e para decisões de reorientação, validação e cancelamento de projectos;
    • Analisar individualmente o desempenho de cada projecto de IDI, por exemplo em termos de calendário, prazos, requisitos e orçamento, entre outros elementos de controlo;
    • Definir indicadores adequados no processo de avaliação das actividades de IDI e respectivos projectos.

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