Gestão de ideias

O que se entende por Gestão de Ideias? O que se pretende?

  • O processo de Gestão de ideias tem por objectivos promover, identificar, seleccionar e implementar ideias que apresentem soluções para problemas defrontados pela Organização, responder a necessidades do mercado e promover a inovação e a competitividade. Refira-se que o processo de Gestão de Ideias, deve ser concebido e aplicado de acordo com a dimensão e natureza da própria Organização.


Que benefícios estão associados à Gestão de Ideias?

  • Identificação de soluções inovadoras com impacto para o negócio;
  • Estímulo do envolvimento dos Colaboradores com a Organização;
  • Estruturação e maior eficiência e eficácia dos processos internos de geração de ideias;
  • Enfoque de recursos financeiros e humanos para a obtenção de ideias relevantes para o negócio.

Macro Acções e Exemplos de Aplicação

  • Desenhar processos de geração, identificação, selecção e avaliação de ideias

    • Captar ideias através de, por exemplo, do estímulo das interacções entre Colaboradores e de plataformas webbased;
    • Conceber programas/campanhas (internas e externas) de trocas de ideias, num ambiente informal;
    • Utilizar sistemas de incentivo à criatividade como por exemplo, laboratórios de inovação, concursos de ideias, caixas de sugestões, sessões de brainstorming, entre outros mecanismos para geração, identificação e selecção de ideias.
    • Disponibilizar o sistema de inovação ao maior número possível de Colaboradores/ participantes nestas iniciativas, de acordo com a estratégia de inovação da Organização;
    • Facultar oportunidades e tempo para os próprios Colaboradores desenvolverem iniciativas de inovação por sua própria disponibilidade e vontade.

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