Que tipos de Inovação existem? O que é necessário para inovar?

 

  • Entende-se como inovação a implementação de uma nova ou melhorada solução para a empresa, novo produto, processo organizacional ou marketing, com o objectivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho ou o conhecimento (NP 4456:2007);
  • As práticas de gestão direccionadas para a Inovação, passam pela criação de condições para o estímulo de momentos criativos, pela mobilização de recursos adequados à dinamização destes momentos e pelo desenho de processos indicados para dotar as Organizações de mecanismos dinâmicos preparados para melhorar continuamente no tempo;
  • O desenvolvimento de modelos de gestão direccionados para a implementação de actividades de inovação, quer sejam de natureza científica, tecnológica, financeira ou comercial, materializa-se em valor acrescentado para as Organizações em quatro grandes tipos de Inovação (de acordo com o Manual de Oslo, OCDE 2005): Produto, Processo, Marketing e Organizacional.

 

Que benefícios decorrem dos diferentes tipos de Inovação?

 

  • Criação de valor para a Organização, quer de uma forma directa, ou seja traduzindo-se em ganhos financeiros quantificáveis, quer de uma forma indirecta, a partir do aumento do reconhecimento da Organização no mercado e consequente impacto positivo na reputação da mesma, entre outros;
  • Desenvolvimento de esforços para assegurar a sustentabilidade do Negócio a médio e longo prazo;
  • Alavancagem de vantagens competitivas sobre a concorrência, nomeadamente pela antecipação da apresentação de respostas às necessidades do mercado.

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