Qual o objectivo da Avaliação de Resultados de Sociedade? O que se pretende?

  • A crescente atenção e preocupação da opinião publica relativamente ao comportamento das empresas em termos ambientais e sociais tem influenciado positivamente muitos modelos de negócio. De facto, a pressão decorrente da comunidade em geral tem possibilitado uma maior consciencialização das Organizações relativamente à sua responsabilidade perante a sociedade. Tal consciencialização tem conduzido a alterações significativas das estratégias empresariais;
  • A actividade inovadora das empresas tem um papel importante na afirmação de uma boa cidadania empresarial, nomeadamente na criação de emprego qualificado, na geração de externalidades positivas em termos regionais e nacionais e no desenvolvimento sustentável. Comportamentos deste tipo têm reflexos positivos no valor da empresa, através da valorização pública da sua imagem junto de potenciais Clientes e Colaboradores (tornando assim mais fácil o recrutamento de talentos);
  • Assim, o controlo das reacções aos diversos impactos sociais e ambientais das Organizações, e as diversas medidas desenvolvidas decorrentes deste feedback, através de actividades de inovação, poderão conduzir as empresas a melhores resultados globais, em termos de benefício para a sociedade.

Que benefícios estão associados à Avaliação de Resultados de Sociedade?

  • Medição do impacto das actividades de IDI nos resultados da Organização;
  • Determinação do alcance ou não dos objectivos traçados pela Organização;
  • Possibilidade de desenvolver medidas correctivas em tempo útil para o alcance dos objectivos definidos;
  • Alinhar a estratégia organizacional de modo a melhor responder às expectativas de todos os stakeholders que têm influência e são influenciados pela Organização;
  • Valorizar a imagem da Organização para os diversos stakeholders (nomeadamente Fornecedores, Clientes, parceiros, entidades públicas e potenciais Colaboradores) e para a sociedade em geral.

Macro Acções e Exemplos de Aplicação

  • Incorporar conceitos de sustentabilidade no desenvolvimento dos programas de inovação

    • Medir o n.º de participações em iniciativas de protecção ambiental como a poupança de recursos, redução de emissões poluentes, reciclagem, etc;
    • Medir o nº de acções desenvolvidas no âmbito da responsabilidade socialcom enfoque em inovação;
    • Medir o nº de projectos de eco-inovação desenvolvidos.
  • Potenciar a atracção de novos talentos

    • Medir o nº de jovens recém-licenciados com curso superior e técnicos especializados;
    • Medir o nº de artigos científicos publicados (nacionais e internacionais);
    • Comunicar n.º de formações anuais prestadas aos Colaboradores;
    • Comunicar n.º de protocolos estabelecidos com escolas técnicas e institutos de formação profissionais.
  • Aumentar o prestígio e reconhecimento da Organização através da Inovação

    • Medir o nº de comunicações (por exemplo as apresentações em conferências) focadas em inovação;
    • Medir o nº de menções na comunicação social associadas a actividades de inovação; prémios e distinções atribuídos;
    • Medir o impacto da participação em Iniciativas de Responsabilidade Social, tais como campanhas de donativos, entre outros;
    • Quantificar o grau de satisfação de todos os stakeholders relativamente às estratégia de inovação da Organização.

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