Qual o objectivo da Avaliação de Resultados de Mercado? O que se pretende?

  • As inovações, nomeadamente ao nível do produto e de marketing, pressupõem um impacto a nível comercial directo para as Organizações. Desta forma a análise do impacto resultante dos ganhos de quota de mercado, da entrada em novos mercados ou segmentos e da capacidade de renovar a gama de produtos e serviços da Organização, constitui um elemento importante para o controlo dos objectivos estratégicos definidos.
  • A partir da avaliação de resultados de mercado, pretende-se percepcionar de que forma as inovações desenvolvidas pelas Organizações influenciam o sector de actividade bem como outras Organizações que nele actuam (Fornecedores, Clientes, Concorrentes, entre outros).

Que benefícios estão associados à Avaliação de Resultados de Mercado?

  • Medição do impacto das actividades de IDI nos resultados da Organização;
  • Determinação do alcance ou não dos objectivos traçados pela Organização;
  • Possibilidade de desenvolver medidas correctivas em tempo útil para o alcance dos objectivos definidos;
  • Identificação da contribuição do investimento em IDI no desempenho comercial da Organização;
  • Percepção do impacto da Organização e sua imagem no mercado envolvente;
  • Controlo da capacidade de resposta do mercado a inovações da Organização, como forma de análise concorrencial e detecção de pontos fortes e fracos da empresa.

Macro Acções e Exemplos de Aplicação

  • Contribuir para o desenvolvimento do meio envolvente da Organização e da área de negócio em que actua

    • N.º de iniciativas de inovação e partilha de conhecimentos desenvolvidas com outras empresas da mesma área de negócio ou noutros sectores que possam potenciar sinergias (clusters de inovação);
    • N.º de participações em iniciativas pioneiras de adopção ou desenvolvimento de novas tecnologias para o sector.
  • Registar a evolução e impacto de novos produtos e serviços para a Organização

    • Calcular o valor acrescentado de novos produtos e serviços criados a partir de investimentos em IDI;
    • Avaliar a contribuição para o desempenho comercial e para a reputação da Organização;
    • Identificar o nº de projectos de inovação concluídos cujos resultados têm impacto no Cliente;
    • Medir o grau de satisfação dos Clientes;
    • Medir o grau de satisfação dos Fornecedores.
  • Controlar o impacto de programas de inovação na quota de mercado da Organização

    • Calcular a evolução da quota de mercado da Organização decorrente do investimento em IDI;
    • Avaliar o valor acrescentado da entrada em novos mercados (zonas geográficas ou da Organização segmentos de mercado);
    • • Valorizar o impacto da adopção de novos modelos de negócio organizacionais.

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