O que representa a Avaliação de Resultados? O que se pretende?

 

  • Num contexto de crescente incerteza dos negócios à escala Global, os investimentos das empresas em actividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação tenderão a ser progressivamente mais direccionados para a obtenção de resultados. Neste contexto, as Organizações deverão desenvolver métricas internas que lhes permitam avaliar os resultados decorrentes das suas actividades de IDI. A capacidade de medir desempenhos, apesar dos problemas que inevitavelmente suscita, permitirá à organização gerir melhor aquelas actividades, avaliar o grau de satisfação dos objectivos e reforçar a contribuição daquelas para o desempenho global da Organização.
  • As medidas efectivas para avaliar a inovação baseiam-se no entendimento do processo de inovação (único em cada Organização) e no relacionamento entre inputs e outputs. Para determinar as medidas adequadas, é preciso considerar o investimento que a Organização faz em IDI, os resultados alcançados nesse processo e o impacto que esses resultados têm no valor da Organização
  • O desenvolvimento de actividades de IDI tem impacto não só ao nível financeiro, operacional e de mercado, mas igualmente ao nível da própria sociedade em que a organização se insere. Por esse motivo, a avaliação de resultados deve abranger pelo menos estas quatro dimensões.

 

Que benefícios estão associados à Avaliação de Resultados na Inovação?

 

  • Medição do impacto das actividades de IDI nos resultados da Organização;
  • Determinação do alcance ou não dos objectivos traçados pela Organização;
  • Possibilidade de desenvolver medidas correctivas em tempo útil para o alcance dos objectivos definidos.

Powered by