O que representa a Liderança? O que se pretende?

  • Num processo de inovação, a liderança deve fazer-se sentir quer pelo representante máximo – CEO – quer também pelas funções organizacionais constituídas para o efeito, tais como o Gestor da inovação, Chefes de equipas de inovação, entre outros;
  • A liderança assume um papel fulcral no compromisso da Organização para responder aos desafios da mudança, da criatividade e da inovação. Cabe a cada líder direccionar o seu conhecimento e esforços para prever, conduzir e aplicar as acções necessárias à operacionalização de um sistema de gestão de inovação adequado;
  • Os líderes terão ainda como função monitorizar as alterações que ocorrem no mercado e no ambiente em que a Organização se insere, transformar os problemas identificados em oportunidades e soluções, fomentar o trabalho em equipa e gerir as expectativas dos vários intervenientes nas actividades de inovação.

Que benefícios estão associados à Liderança da Organização para a inovação?

  • Dinamização contínua da motivação das equipas de trabalho para a inovação;
  • Compreensão do papel da cultura inovadora no crescimento futuro da Organização;
  • Fomentação de um espírito de criatividade e de responsabilidade em torno da inovação.

 

Macro Acções e Exemplos de Aplicação

  • Promover o surgimento de líderes para o desenvolvimento de actividades de inovação.

    • Promover programas internos para o desenvolvimento de projectos inovadores auto-geríveis pelos Colaboradores;
    • Despoletar o interesse geral da Organização no desenvolvimento da liderança;
  • Promover a adaptação à mudança nas estruturas de liderança

    • Desenvolver um programa de liderança por forma a garantir linhas de sucessão para posições-chave;
    • Detectar potenciais Colaboradores com competências de liderança;
    • Promover a mobilidade dos Recursos Humanos pelas diferentes áreas funcionais da Organização;
    • Desenvolver programas para new joiners, desenhados para a rotatividade dos mesmos por diversas áreas da Organização nos primeiros anos de trabalho;
    • Considerar a diversidade, como um requisito a garantir na criação de uma equipa de liderança.
  • Envolver a gestão de topo na reflexão, análise e monitorização efectivas das iniciativas ou programas de inovação

    • Definir painéis de avaliação das actividades de inovação (definição da política de IDI, revisão dos objectivos, entre outras) controlados pela Gestão de Topo;
    • Desenvolver auditorias internas aos programa de inovação, promovidas pela Gestão de Topo.
  • Assegurar que a gestão de topo assume o papel de principal impulsionadora da inovação

    • Promover iniciativas de inovação "sponsored" pela Gestão de Topo, como por exemplo programas de "Caixas de Ideias" ou "Concursos de Ideias ";
    • Apresentar nos espaços comuns da empresa, mensagens da Gestão de Topo para promoção à inovação, por exemplo através da Intranet, refeitórios, entre outros

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