Estratégia de Inovação

O que representa a estratégia de inovação? O que se pretende?

  • A inovação é um imperativo indispensável à competitividade das Organizações.
  • A estratégia de inovação pretende definir o âmbito, os objectivos e os limites sobre os quais a Organização irá focalizar o seu programa de inovação, envolvendo os Colaboradores na sua formulação e execução.


Que benefícios estão associados à definição de uma Estratégia de Inovação?

  • Maior foco da liderança na missão da Organização;
  • Maior facilidade dos Colaboradores em contribuir activamente para a concretização dos objectivos da Organização;
  • Maior clareza na identificação de oportunidades de negócio;
  • Melhor compreensão dos meios para a concretização dos objectivos da Organização;
  • Melhor articulação da estratégia global da Organização com a estratégia e os desafios de inovação.

 

Macro Acções e Exemplos de Aplicação

  • Alinhar o marketing da Organização para a inovação

    • Promover a utilização de análises e outros mecanismos de estudo para identificação de oportunidades para o Negócio (ex: SWOT, PESTLE, Porter, BCG, entre outros);
    • Promover a execução periódica de estudos de mercado;
    • Identificar claramente o Marketing-mix da Organização;
    • Avaliar novos canais e mecanismos de promoção da Organização, tais como o e-commerce.
  • Criar um plano de acção para a inovação, que permita a concretização da estratégia de inovação e a respectiva medição de desempenho

    • Definir de uma Política de IDI, onde a estratégia e âmbito da inovação da Organização sejam descritas;
    • Planear estrategicamente a actividade global de inovação, em particular do portfolio de projectos de IDI;
    • Calendarizar projectos de IDI e definição de marcos cronológicos (milestones) para obtenção de resultados parciais;
    • Definir planos de protecção da propriedade intelectual e de valorização de resultados, incluindo as actividades de disseminação.
    • Avaliar, e sempre que possível medir, o desempenho das actividades face ao planeado, através de indicadores definidos para o efeito (ex: retorno das actividades de inovação, número de ideias que surgiram alinhadas com os objectivos estratégicos definidos, número de ideias que passaram a projectos, entre outros).
  • Definir uma estratégia de inovação transversal à Organização

    • Promover reuniões periódicas de análise estratégica transversais às áreas funcionais da Organização, recorrendo a modelos de incentivo à criatividade (ex.brainstorming ou focus group);
    • Envolver os Colaboradores na análise das condições da envolvente e das competências da empresa com vista à definição e discussão dos objectivos estratégicos para a Organização no âmbito da inovação;
    • Fomentar a comunicação em torno da estratégia de inovação, utilizando a internet ou outros sistemas potenciadores da participação dos Colaboradores sobretudo nos casos de Organizações dispersas geograficamente

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