Cultura de inovação

O que é Cultura de Inovação? O que representa?

  • A cultura Organizacional representa um dos maiores impulsionadores da inovação para qualquer empresa, quando empenhada e estruturada para o efeito.
  • Assume-se que a Organização apresenta uma cultura de inovação sempre que, na sua natureza, denominada por vezes como DNA, filosofia ou estratégia, a inovação é uma constante e é assumida como factor determinante no desenvolvimento do seu negócio.


Que benefícios estão associados à Cultura de Inovação?

  • Uma equipa mais focada e unida;
  • Uma comunicação mais transparente acerca dos objectivos traçados pela Organização;
  • Aumento crescente do retorno do investimento realizado em inovação.
 

Macro Acções e Exemplos de Aplicação

  • Construir uma cultura organizacional entre outros mecanismos orientada para a curiosidade adaptabilidade e melhoria contínua

    • Tornar a inovação como um dos valores corporativos
    • Tornar visível nas instalações da Organização, clippings de notícias/ placards com os valores corporativos
    • Incorporar o tema de inovação no Manual de Acolhimento
    • Promover sessões de sensibilização sobre o tema da inovação
    • Disponibilizar tempo, em horário laboral, para que os Colaboradores
  • Construir na natureza da Organização uma visão global da realidade negocial

    • Considerar fornecedores locais (matérias-primas, componentes, equipamentos, entre outros) aquando da expansão da actividade internacional
    • Estabelecer e desenvolver parcerias de âmbito internacional, entre as quais alianças e joint ventures, com parceiros externos;
    • Explorar contratos de licenças internacionais;
    • Promover o recrutamento de Colaboradores estrangeiros;
    • Promover a formação de Colaboradores num segundo idioma.
  • Promover a partilha de conhecimento top-down e bottom-up na Organização a partir de mecanismos de comunicação formais e informais

    • Divulgar informação relevante para a Organização a partir de meios formais e informais, tais como, reuniões temáticas, publicação de folhetos de informação na Organização, distribuição de placards informativos, incorporação de informação sobre a inovação no Manual de Acolhimento, criação de um "jornal da Organização"/ newsletters, criação de áreas de partilha de temas de inovação na intranet, enviar e-mails informativos, promover a partilha de informação em “quiosques electrónicos” e sessões de "learning lunches“
    • Promover iniciativas de interacção entre Colaboradores da Organização de diferentes áreas funcionais, tais como o "Dia da Inovação", o "Dia do Conhecimento" ou o "Dia das ideias“
    • Desenvolver iniciativas de Team Building
  • Encarar a experimentação e falhas como aspectos essenciais para a criatividade

    • Promover iniciativas (workshops ou outros mecanismos) para a sensibilização à descomplexização do "erro" ou da "falha", apresentando nestas sessões, casos de insucesso em empresas actualmente de sucesso.

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