Virgin Group

http://www.virgin.com

Boas Práticas Implementadas

  • Grandes Tendências - Open Innovation

    Programa Vjam – Inovar conjuntamente com os passageiros

    Procurando obter uma melhor compreensão das reais necessidades dos seus passageiros, a Virgin Atlantic, juntamente com o parceiro de negócio NESTA (UK’s National Endowment for Science, Technology and the Arts), desenvolveu uma iniciativa de Open Innovation, denominada Vjam, por considerar que este método representa uma forma mais rápida, eficiente e menos dispendiosa de se obter ideias para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
     
     
      O Vjam consistiu na realização de um workshop com duração de um dia completo, onde Colaboradores e passageiros da Virgin Atlantic, conjuntamente com responsáveis pela área de       desenvolvimentos Web da NESTA e especialistas em media social, foram convidados a partilhar ideias inovadoras para novos serviços da Organização. Um dos incentivos à participação     neste programa passou pelo financiamento da concessão do serviço/ produto criado na consequência do workshop, sendo dessa forma garantida a protecção da propriedade intelectual       dos promotores das ideias.
     
      A Partir desta iniciativa, foi desenvolvido um novo serviço, Taxi2 Website, uma plataforma online que permite aos passageiros da Virgin Atlantic a incorporação numa rede de partilha de   táxis à chegada dos aeroportos. O serviço foi bastante bem recebido pelo mercado, dado que representa, por um lado, uma poupança nas despesas de deslocação dos passageiros da       Companhia e por outro, promove a diminuição de emissões de carbono para a atmosfera.
     
     
    Referenciado em:
  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    Inovar é implementar

    Catherine Salway, Directora Geral de Marcas da Virgin Group escreve relativamente à inovação no negócio:

    "Recentemente aprendi uma lição muito valiosa sobre Inovação. Quando era gerente da marca júnior na Virgin Bebidas, tive uma grande ideia a que chamei de "água virgem para o mundo". Criei um produto de água engarrafada sobre o qual iria doar uma percentagem dos lucros da sua venda a uma instituição de caridade para a criação de poços de água em África. No entanto, como me considerava pouco experiente e pessoas com mais anos no ramo que eu não acharam conveniente implementar a ideia, acabei por abdicar do produto. O assunto ficou esquecido até ao ano passado quando estava a ver televisão e deparei-me com um anúncio de um produto em tudo similar ao que tinha idealizado. A grande lição deste episódio é que a inovação não é sonhar sobre ideias, a inovação é ter o que é preciso para as tornar realidade."

    Referenciado em:
  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    Virgin Blue Group

    De modo a beneficiar de sinergias e partilhar conhecimento técnico e know-how específico em diferentes áreas operacionais, as Organizações optam por desenvolver parcerias estratégicas entre si, para que em conjunto, sejam capazes de dar resposta às necessidades do mercado. Este foi o caso da origem da Virgin Blue Group, uma empresa criada a partir de um projecto desenvolvido em parceria entre a Virgin Group, a Pacific Blue e a Polynesian Blue. Tirando partido do conhecimento técnico e operacional da indústria da aviação detido pelas duas últimas empresas mencionadas, a Virgin concretizou o seu desejo de entrar no mercado de aviação doméstica entre a Austrália e a Nova Zelândia, feito que dificilmente seria concretizado caso a Virgin optasse por desenvolver o projecto de forma independente.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Contribuição para uma economia sustentável

     

     

    As companhias aéreasVirgin estão empenhadas não só em crescer e aumentar o seu negócio de forma sustentável, mas também em contribuir activamente para um mundo mais “Green”.

    Nesse sentido, a VirginGroup investe na procura e desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam diminuir drasticamente os níveis de emissões de carbono para a atmosfera.

    Apesar dos modelos de aviões tipicamente utilizados para voos comerciais apresentarem níveis de emissão de carbono para a atmosfera bastante abaixo da média de outras indústrias, o seu efeito é altamente danoso para o meio ambiente, dada a elevada altitude em que as emissões são efectuadas.

    Enquanto estas tecnologias revolucionárias não atingem um nível de maturidade suficientemente estável para comercialização, actualmente a Virgin já desenvolve iniciativas para diminuição das emissões de carbono nos voos comerciais, através da aplicação de métodos e técnicas de voo específicas, encontrando-se inclusivamente a desenvolver esforços junto de entidades reguladores para que estas passem a ser obrigatoriamente aplicadas pelas restantes companhias aéreas a actuar na indústria da aviação.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Serviços diversificados

     

     

    Tendo a Virgin iniciado a sua actividade em 1970 como uma revista estudantil, cedo o seu fundador, Sir Richard Branson, percebeu que a empresa teria um grande futuro pela frente, seguindo uma estratégia de alargamento da sua gama de produtos e serviços, contrariamente a uma política de aquisições.

    Virgin é hoje em dia uma das marcas mais reconhecidas no Reino Unido e poderá facilmente tornar-se na primeira marca global do século XXI. Actualmente o Grupo desenvolve negócio em ramos tão distintos como a aviação, transportes ferroviários, refrigerantes, música, telemóveis, turismo, automóvel, publicidade, entre outros. Tal diversidade de mercados abrangidos, apenas poderá ser alcançada pela promoção constante da inovação dos serviços e produtos oferecidos aos consumidores.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    Campanha publicitária Virgin Blue

    A Virgin Group é globalmente reconhecida pelo seu espírito empreendedor, inovador e sempre capaz de surpreender os Clientes. Com o objectivo de clarificar a imagem da marca e transmitir os valores que o Grupo pretende reflectir diariamente no trabalho que desenvolve e nos serviços que presta aos Clientes, a Virgin desenvolveu uma campanha publicitária inovadora.

    Nesta campanha é simulado como seria a vida de um Cliente caso a Virgin Blue não tivesse integrado o mercado Australiano, transmitindo simultaneamente a imagem de empresa inovadora, jovem e descontraída, indissociável do Grupo.

    Multimedia:
     
    Referenciado em:
  • Grandes Tendências - Open Innovation

    Portal Got a Big idea

    Procurando acompanhar as grandes tendências no âmbito dos desenvolvimentos tecnológicos ao nível da Internet, a Virgin Group desenvolveu uma plataforma online dedicada à recolha e partilha de ideias inovadoras para o seu negócio – plataforma “Got a Big idea”.
     
    Qualquer cibernauta pode aceder ao sistema e apresentar as suas ideias inovadoras para novos produtos e serviços da Virgin, cumprindo com o requisito de que estas reflictam os valores e espírito da mesma. As ideias que cumpram com o referido requisito, são posteriormente submetidas a um sistema de concurso interactivo disponível para votação por todos os utilizadores do sistema.
     
     

    Para participar, os utilizadores apenas têm de cumprir com o requisito de que as suas ideias têm necessariamente de reflectir os valores e espírito da Virgin.
     
    Referenciado em:
  • Grandes Tendências - Crowdsourcing

    Pioneers -make it happen

    De forma a identificar e recolher ideias inovadoras relativamente a temas específicos da sua área de negócio, a Virgin Mobile desenvolveu um portal online dedicado ao Crowdsourcing. Com foco nas problemáticas do mercado media, os utilizadores registados no sistema são incentivados a apresentar visões pioneiras para o negócio, inserir comentários sobre notícias lançadas no portal, participar no Blog da comunidade cibernauta, entre outras formas de participação no desafio.

    Esta interacção virtual permite à Virgin percepcionar não só a reacção dos Clientes aos avanços do mercado, mas também melhor compreender as suas expectativas relativamente à marca, possibilitando a identificação da necessidade de desenvolvimento de novos produtos e serviços.

     

     

    Referenciado em:

Powered by