Starbucks

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Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    "O Mundo é o nosso laboratório"

    Starbucks, multinacional de renome, assume a inovação como condição fundamental para o desenvolvimento sustentável do seu negócio. Para o efeito, promove das mais variadas acções para identificação e recolha de ideias que se traduzam em algo de novo para a sua actividade.
     
    Esta cultura de inovação é incentivada pelos mais altos cargos de Gestão da Organização, como é o caso de Michelle Gass, Vice-Presidente Sénior da Gestão de Categorias de produtos, que proporcionou recentemente à sua equipa de trabalho, uma viagem a Paris, Düsseldorf e Londres.
     
    Nesta iniciativa, a equipa visitou as lojas Starbucks locais, bem como restaurantes tradicionais dessas cidades, para que os Colaboradores obtivesse um melhor entendimento sobre a cultura, o comportamento e os gostos das comunidades locais, por forma a que este conhecimento se converta em ideias para novos produtos e serviços da Starbucks.
     
    "You come back just full of different ideas and different ways to think about things than you would had you read about it in a magazine or e-mail" - Michelle Gass.
     
    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Starbucks RED

     

    Reconhecendo o seu poder como Organização multinacional, aStarbucks está empenhada em contribuir activamente para o bem estar das comunidades em que se insere, com especial enfoque nas mais desfavorecidas, como é o caso das comunidades residentes no continente Africano.

    A saúde e a prosperidade destas populações são o centro da preocupação daStarbucks, e é neste sentido que os seus esforços são maioritariamente orientados, nomeadamente através do programa desenvolvido pela empresa –Starbucks – RED.

    Através deste programa, cada compra paga com o cartão Starbucks –RED ou produto da Organização adquirido nas suas lojas, a Starbucks contribui com 40 cêntimos para um fundo de angariação de luta contra a sida em África. Com este suporte, o fundo já gerou mais de 14 milhões de doses diárias de medicamentos para pessoas infectadas com o vírus.

    Multimedia:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Rede Digital Starbucks disponível gratuitamente nas lojas Starbucks (USA)

    Por forma a surpreender continuamente os seus Clientes e contribuir para o aumento da sua satisfação em frequentar as lojas Starbucks, a Organização desenvolveu uma rede digital com marca própria nos estabelecimentos dos EUA.

     


    Esta plataforma foi lançada em 2010, no formato de uma plataforma web-based, disponível para  para os Clientes que se encontram nos estabelecimentos.

    De entre outras funcionalidades, a partir desta rede digital os consumidores podem aceder livremente a conteúdos de natureza informativa, tais como notícias a partir de edições do TheWall Street Journal e do New York Times, ouvir música a partir da aplicação Apple e Starbucks Entertainment, e ainda fazer downloads exclusivos a partir do iTunes.

    Saiba mais sobre todas as inovações da Starbucks em: http://www.trendhunter.com/trends/starbucks-innovations

    Multimedia:
     
    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Café para o jardim- inovação a partir da sustentabilidade ambiental

    O sucesso de Organizações de grande dimensão passa, não só mas também, pela maximização do valor acrescentado associado aos produtos que introduz no mercado. Exemplo do referido, foi o programa "Grounds For Your Garden", desenvolvido pela Starbucks para tratamento e reutilização das borras de café resultantes da confecção dos seus produtos, como fertilizante natural para plantas.
     
    Como resultado da sua actividade quotidiana, a Starbucks detectou a oportunidade de transformar o desperdício resultante da produção dos seus produtos, dando-lhes uma segunda utilização com elevado valor ambiental. As borras de café são embaladas em sacos reciclados para serem posteriormente oferecidos aos seus Clientes, escolas e outras instituições que beneficiam desta oferta.
     
    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    Starbucks na semana da moda de NYC

     

     

    De forma a potenciar a notoriedade da marca, a Starbucks procura continuamente formas inovadoras de promover os seus produtos. Das mais criativas iniciativas desenvolvidas para o efeito, destaca-se o desfile de moda do "Dsquared Fall 2009 Ready-to-Wear" da semana da moda de Nova Iorque, onde cada modelo para além de apresentar os diferentes estilistas e criadores, fez-se acompanhar de "copos Starbucks".

    Na verdade, apesar do patrocinador oficial da semana da moda ter sido o McCafe da Mc Donald's, a Starbucks foi, pela criatividade da sua estratégia, a principal protagonista do evento.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Processo

    Lean Retailing - gerir eficazmente os processos de produção

    A Starbucks implementou, no ano de 2009, em 11.000 lojas dos Estados Unidos um novo processo, a que chamou de "Lean Retailing".

     


    O objectivo deste processo passa pela redução do tempo de atendimento dos Clientes, o que resulta na redução substancial do número de Colaboradores necessários em cada loja. O novo processo caracteriza-se pela definição clara das tarefas e funções a executar por cada Colaborador, bem como pela distribuição eficiente nas lojas dos diferentes componentes necessários para a produção dos diversos produtos.

    Referenciado em:
  • Grandes Tendências - Open Innovation

    A caixa de sugestões do Século XXI

    Consciente da importância de alinhar a oferta dos seus produtos às expectativas quer do mercado quer dos Clientes, a  Starbucks desenvolveu uma plataforma online para captação de ideia espontâneas - MyStarbucksIdea.com. Através deste sistema,  os Clientes e a comunidade em geral são encorajados a sugerir e votar em novas ideias para melhorar processos, produtos e serviços da Organização.

     

     

    Após inserção das ideias na plataforma, uma equipa de 40 “Idea Partners” é responsável pela revisão, comentário e consolidação das mesmas. Numa fase posterior, são implementadas as ideias mais votadas e consequentemente mais  inovadoras que se enquadrem na cultura da Starbucks

    Referenciado em:

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