Samsung

http://www.samsung.com/pt

Nº 36 no ranking das 50 empresas mais inovadoras de 2010 pela Fast Company

Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    A filosofia da Samsung tem como base o talento e a tecnologia. Esta empresa trabalha no sentido de criar produtos de qualidade superior e serviços que melhorem a sociedade. Os seus líderes focam-se em proporcionar aos colaboradores as melhores condições para a eficácia do seu trabalho, de maneira a que os produtos Samsung tenham potencial para melhorar vidas.

    Um dos valores corporativos da empresa é a mudança, defendendo que esta é uma constante e que a inovação é um fator crítico para a sobrevivência da empresa. Já há 70 anos que têm como metodologia a definição de uma visão e de objetivos futuros, de maneira a antecipar as necessidades de mercado.

    Referenciado em:

    http://www.samsung.com/us/aboutsamsung/corporateprofile/valuesphilosophy.html

  • Criar condições para estimular a inovação - Estratégia de Inovação

    A Samsung viu a entrada na era digital como uma oportunidade, respondendo com tecnologias avançadas, produtos competitivos e inovação constante.

    Samsungis taking the world in imaginative new directions (fonte: Samsung).

    Na realidade, a Samsung é uma das empresas líderes no mercado da indústria de tecnologia digital.

    A Samsung estabeleceu uma visão para a década entre 2010 e 2020: “inspirar o Mundo e criar o Futuro”. Esta visão assenta em três estratégias: criatividade, parcerias e talento. Tem como fins a contribuição para um Mundo melhor e mais rico em experiências, bem como ser classificada como uma das cinco melhores marcas a nível mundial. Focada no alcance de liderança em novos mercados, a Samsung pondera até expandir a sua atividade para os setores da saúde, medicina e biotecnologia.

    Referenciado em:
  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Capital Humano

    A Samsung acredita no potencial dos seus recursos humanos (RH) no sucesso do negócio. Assim sendo, tem vindo a apostar em várias políticas de RH que objetivam promover uma cultura de diversidade e flexibilidade.

    Diversidade

    A visão desenvolvida pela Samsung para 2020 é “criar o futuro” através do desenvolvimento de uma cultura de diversidade e de inclusão que atrai e desenvolve os maiores talentos mundiais. A estratégia passa por reduzir potenciais fontes de injustiça e desequilíbrio, por promover um clima de aceitação e respeito pela diversidade.

    Foi dada a possibilidade aos colaboradores da Samsung de vivenciar e experimentar a cultura organizacional partilhada na sede desta empresa, na Coreia do Sul. Como tal, foi criada uma global help desk direcionada a colaboradores estrangeiros que se encontram na Coreia, de maneira a esclarecer informação e a apoiar as necessidades que estes possam ter. Este departamento fornece apoio na obtenção do visto, trata da divulgação de materiais traduzidos para inglês e desenvolve cursos de coreano.

    Flexibilidade

    A Samsung promove uma cultura organizacional flexível, de maneira a que os colaboradores possam equilibrar a vida profissional com a pessoal. Serve como exemplo o programa Work Smart implementado na Coreia. Através da adoção de horários de trabalho flexíveis e da permissão de realizar trabalho a partir de casa, foi possível eliminar horas de trabalho extra desnecessárias e aumentar a produtividade dos colaboradores. A adesão a este programa foi opcional, mas os dados de 2012 relevados pela empresa demonstram que a adesão dos colaboradores foi de 65%.

    Referenciado em:

    http://www.samsung.com/us/aboutsamsung/sustainability/people/download/Samsung_sr_2012_Creative_Organizational_Culture.pdf

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Capital Humano

    Recrutamento criativo

    Foi desenvolvido um processo de recrutamento especializado para colaboradores das áreas de engenharia e design, designado por Future Creator Challenge. Neste processo, os candidatos ficam dispensados da realização de exames teóricos de admissão, mas submetem candidaturas através das quais revelam as suas competências e talento. Devem referir prémios que tenham recebido, certificados, informação útil acerca da sua carreira e percurso profissional e o seu portefólio. Passando a uma fase posterior, os candidatos são entrevistados por duas vezes, sendo que na primeira entrevista o objetivo é testar competências técnicas. Para a segunda entrevista, o candidato deve realizar uma apresentação com soluções e ideias propostas como resposta a um desafio que lhes é colocado (anteriormente).

    Referenciado em:

    http://www.samsung.com/us/aboutsamsung/sustainability/people/download/Samsung_sr_2012_Creative_Organizational_Culture.pdf

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    No sentido de otimizar a relação com parceiros, a Samsung estabeleceu o programa Partners in Innovation. Este assenta numa plataforma especializada, onde são fornecidos os recursos e as ferramentas necessárias para o alcance de bons resultados.

    Entre outros, podemos reconhecer a Google e a Microsoft como parcerias-chave estabelecidas para a criação de valor. A primeira disponibiliza o sistema Android utilizado nos smartphones e tablets da Samsung. A Microsoft, o sistema Windows que opera nos computadores.

     

    Referenciado em:

    http://www.partnersamsung.com/PortalWeb/Loginpre.aspx?ReturnUrl=%2fPortalWeb%2fDefault.aspx

  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de ideias

    A Samsung estabeleceu um sistema de desenvolvimento e investigação criativa (Creative Development Research Institute System) no sentido de proporcionar aos colaboradores da empresa a oportunidade de desenvolver novas ideias criativas com capacidade para se tornarem novos negócios. Esta iniciativa promove o empreendedorismo, potenciando o aproveitamento do talento dos colaboradores e encorajando-os a tomar riscos. Uma vez com o seu plano aprovado, o colaborador tem a oportunidade de dirigir a sua total atenção ao projeto durante o período máximo de um ano. Durante esse período, o colaborador fica dispensado das suas atividades e responsabilidades regulares na empresa e poderá receber espaço e materiais próprios para desenvolver o seu projeto. Os projetos com bons resultados alcançados são alvo de um programa de incentivos e não ficam sujeitos a multa caso não alcancem os objetivos previstos.

    eyeCan

    O primeiro resultado desta experiência verificou-se em fevereiro de 2012 e designa-se por  “eyeCan”. Trata-se de um “rato” (hardware) desenvolvido para incapacitados, permitindo o comando de ações através do movimento dos olhos.

    Apesar da existência de produtos semelhantes, os custos de produção do eyeCan são inferiores aos custos associados aos produtos colocados pela concorrência.

     

    Multimedia:
     
    Referenciado em:

    http://www.samsung.com/us/aboutsamsung/sustainability/people/download/Samsung_sr_2012_Creative_Organizational_Culture.pdf

  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Protecção e valorização de resultados

    A proteção dos recursos e dos resultados é uma grande preocupação da Samsung. Assim sendo, esta empresa tem vindo a desenvolver de forma contínua um conjunto de patentes ao nível não só de equipamentos como também de aplicações e metodologias. Desta forma, é possível controlar e proteger os seus recursos e inovações, à medida que são lançados.

    Referenciado em:

    http://www.latestpatents.com/samsung-patents-granted-on-04-december-2012/

  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Foi criado na estrutura de governação da Samsung um departamento de relações com a comunidade, responsável por ligar a empresa à sociedade e por gerir atividades relacionadas ao bem-estar social, cultura e arte, serviços de voluntariado e com programas educacionais.

    A Samsung tem levado a cabo um vasto conjunto de iniciativas nos vários continentes

    •  “Projeto Esperança” na China, dando apoio na construção de escolas primárias nas zonas mais pobres. Entre 2005 e 2007 foram construídas 45 escolas;
    • Em parceria com o Comité Olímpico Europeu, desenvolveu na Grã-Bretanha um programa anti-obesidade infantil;
    • Na Etiópia, em parceria com a UNESCO, a Samsung desenvolveu ações de formação em TI para professores dos ensinos primário e básico e forneceu equipamento tecnológico ao centro de tecnologia.
    Referenciado em:

    http://www.samsung.com/uk/aboutsamsung/sustainability/sustainability.html

  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Mercado

    Em 2011, graças ao crescimento do mercado global de smartphones e detablets em 12%, a Samsung Electronics registou um crescimento do negócio. Os dados de 2011 fornecidos pela empresa indicam que, no mesmo ano, a Samsung liderou o mercado de smartphones.

    Em 2012, a empresa foi reconhecida como “Devide Manufacturer of the Year” pelo Mobile World Congress. Recebeu também 30 prémios de inovação no Consumer Electronics Show de 2012 e foi destacada, no mesmo ano, no top 50 das empresas mais admiradas pela Fortune Magazine.

    Apesar da controvérsia e disputa “Samsungversus Apple” (2012) no que respeita a produtos e patentes, a verdade é que esta polémica tem marcado a indústria tecnológica com um aumento de competitividade.

    No mercado português, a Samsung registou em setembro de 2012 um novo máximo de quota de mercado de telemóveis em Portugal, reforçando a preferência dos consumidores portugueses. Para 2013 está previsto em Portugal um aumento de 44% face a 2012 no que respeita a venda de tablets. Este valor é mais elevado quando comparado com as vendas estimadas nos EUA para o mesmo ano. 

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    A gama de produtos Samsung vai desde frigoríficos e aspiradores a telemóveis, computadores e tablets. A inovação aplicada nestes tem-se revelado surpreendente.

    Samsung SMART TV

    A Samsung lançou recentemente (2012), a SMART TV disponível com polegadas entre 40 e 75, com uma espessura mínima e sem moldura em redor do ecrã. Para além da qualidade da imagem e som, este dispositivo tem também câmara e microfone incorporados, permitindo uma interação com a TV, tanto por gestos como por voz. Designadamente, este dispositivo permite o controlo por voz (para ligar/desligar a TV, mudar de canal, entre outros), controlo por movimento e reconhecimento facial. A câmara possibilita ainda uma vigilância do espaço envolvente à televisão e a realização de vídeo-conferências. Com este equipamento é ainda possível aceder às redes sociais, a aplicações e navegar na internet.

    Através da utilização de uns óculos também recentemente reproduzidos pela Samsung (2010), é possível visualizar os conteúdos apresentados na televisão em 3D.

     

     

    SMART PC

    Recentemente lançado, o SMART PC trata-se de um novo computador portátil associado à mais recente versão de software da Microsoft, o Windows 8. Este dispositivo integra as funcionalidades de um computador com as de um tablet num único equipamento. Através da opção de (des)conexão do teclado, pode-se optar pela utilização de tablet ou de computador. A “S Pen” é também aplicável ao PC, expandido as opções de forma de escrita (teclado físico, virtual e através da pen). Apresenta também como funcionalidades o reconhecimento do toque dos dez dedos das mãos e a incorporação de uma câmara fotográfica dupla, captando imagens tanto para a frente como para trás.

    Multimedia:
     
    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Tablets

    Em 2012 foi também lançado o tablet “Samsung Galaxy Note 10.1” em paralelo com uma caneta, a “S Pen” para utilização como comando no primeiro. Este acessório utiliza a tecnologia eletromagnética como forma de sincronização com o ecrã. Aumentando a pressão da caneta, engrossa-se a linha desenhada no ecrã e são reconhecidos mais de 1.000 níveis de pressão.

     

    Smartphones

     

    O Samsung Galaxy SIII Mini, lançado em outubro de 2012 tem algumas funcionalidades que o diferenciam de modelos anteriores. As novidades não se baseiam apenas no sistema operativo Android 4.1, no reconhecimento de voz ou na qualidade de imagem do ecrã.

    Através de um sensor, identifica quando se deseja comunicar por chamada em vez de por mensagem escrita para um determinado destinatário, apenas por se colocar o telemóvel junto da orelha. Com o sistema pop-up play é possível escrever mensagens enquanto se visiona um vídeo. Este aparelho apresenta ainda um sistema que informa verbalmente o seu proprietário acerca de atividades ainda não atendidas por este (recebimento de chamadas, mensagens, e-mails, entre outros). Esta informação é apenas transmitida quando se volta a utilizar o telemóvel após um determinado período de ausência de proximidade do mesmo.

     

    Referenciado em:
  • Grandes Tendências - Open Innovation

    A Samsung considera a open innovation chave para o crescimento partilhado e para a competitividade global da empresa. Assim sendo, desenvolve duas iniciativas, o programa Open Sourcing e o Technology Innovation Contest.

    O primeiro visa expandir as oportunidades com fornecedores, abrindo portas a pequenas e médias empresas (PME’s) tecnológicas promissoras. Após o registo no programa Open Sourcing, segue-se uma avaliação das empresas candidatas e suas tecnologias pelo Innovative Technology Committee. Uma vez selecionadas, as empresas estabelecem uma relação de parceria com a Samsung no sentido do desenvolvimento conjunto através da partilha de ideias inovadoras e de tecnologia. Em 2011, 651 empresas deram registo no programa, tendo 23 sido selecionadas.

    Através do Technology Innovation Contest, a Samsung apoia PME’s ligadas à tecnologia com potencial de crescimento mas com poucos recursos financeiros

    Referenciado em:

    http://www.samsung.com/us/aboutsamsung/sustainability/suppliers/download/Samsung_sr_2012_Mutual_growth.pdf

  • Grandes Tendências - Gamification

    A Samsung detém uma página na web intitulada por Samsung Nation, destinada ao seu sistema pontos. Nesta página encontra-se uma descrição do sistema, explicando o motivo pelo qual este é entusiasmante. Os pontos são distribuídos a partir de visitas ao website, análise de produtos, visualização de vídeos, comentários realizados, pela participação em séries de perguntas e respostas, por fazer “like” no Facebook ou por partilhar no Twitter. Á medida que se visita o site, é possível receber “troféus” virtuais, tornado a consulta do site da Samsung numa experiência divertida.

    Esta experiência destina-se ao público em geral (clientes e fãs). Através do registo na página, pode-se assistir à atividade realizada por outros participantes em tempo real, bem como visualizar um painel de liderança de pontos.

     

    Referenciado em:

    http://www.samsung.com/us/samsungnation/

  • Grandes Tendências - Redes Sociais

    Em Dezembro de 2012, a Samsung Electronics contava com cerca de 108 mil “seguidores” no Twitter e cerca de 18 mil “gostos” no Facebook.

    Contudo, é em páginas mais especializadas que os fãs desta empresa registam maior presença: “Samsung Mobile USA” (21 milhões de “gostos”), “Samsung Camera” (3 milhões de “gostos”), “Samsung Notebook” (2 milhões de “gostos”), “Samsung Apps” (1 milhão de “gostos”). 

    Referenciado em:

    http://www.facebook.com/SamsungMobileUSA?ref=ts&fref=ts

Powered by