Red Bull

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Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    A Red Bull tem como máxima viver a vida até ao limite, fomentando uma cultura e comunidade à volta do desporto, energia, risco, adrenalina e aventura.

    Referenciado em:

    http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_INT/Culture/001242745950170

  • Criar condições para estimular a inovação - Estratégia de Inovação

    A Red Bull adotou uma estratégia de internacionalização desde cedo, quando viu as suas vendas duplicarem na Áustria. Em 2011 esta marca registou presença em 164 países e foram vendidas cerca de 4.600 biliões de latas de Red Bull em todo o Mundo.

    A estratégia da empresa desenhou-se de acordo com o posicionamento da bebida energética original e em paralelo com os efeitos conduzidos por esta:

    • Melhoria de performance;
    • Maior capacidade de concentração e de reação;
    • Maior capacidade de vigilância e atenção;
    • Estímulo de metabolismo;
    • Melhoria do bem-estar pelo aumento de energia.

    Relacionando-se com o perigo, risco, aventura e velocidade, a Red Bull tornou-se uma experiência para os seus consumidores, associando-se a desportos radicais, patrocinando desportistas e promovendo eventos e competições desportivas pelo globo. 

     

    Referenciado em:

    http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_INT/Company-figures/001242939605518?pcs_c=PCS_Article&pcs_cid=1242937556133

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    A Red Bull é uma comunidade em que o desporto, a aventura e a adrenalina se comungam num só. Aliada à bebida energética, a Red Bull patrocina não só atletas como equipas desportivas.

    A Red Bull Stratos foi um evento patrocinado pela marca em que a missão era realizar um mergulho em queda livre na estratosfera, desafiando as leis da natureza. Acompanhado por uma equipa de especialistas em ciência e engenharia aeroespacial, o austríaco Felix Baumgartner bateu a velocidade do som e o recorde do salto em queda livre mais alto e rápido. Foi o mais alto voo com balão alguma vez registado. A representação da marca Red Bull nesta iniciativa radical, tem um carácter importante em termos de marketing e de estratégia de brand.

    Multimedia:
     
    Referenciado em:

    http://www.redbullstratos.com/

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    A Red Bull Racing é a equipa de Formula 1 da Red Bull, constituída por pilotos e por uma equipa de suporte. Apesar de estar ativa apenas desde 2005, a equipa já venceu o campeonato de Formula 1 por dois anos consecutivos, em 2010 e 2011.

    Esta equipa defende uma teoria relativa aos seus parceiros e patrocinadores que se fundamenta em tornar o patrocínio em vida, afirmando que ao patrocinarem esta equipa estarão a deixar uma marca no mercado e nas pessoas. Defendem-se como sendo um oportunidade premium para patrocínio, mantendo relações estreitas de criatividade e inovação com os seus parceiros, promovendo a cooperação e a criação de valor mútuo.

    A RedBull Racing divide os seus parceiros em quatro grupos:

    • Parceiros de equipa - como a Renault e a Casio;
    • Parceiros de inovação – que contribuem com a sua experiência, know-how, tecnologia e imaginação, como é o caso da Siemens;
    • Fornecedores de equipa – fornecedores de materiais e equipamentos específicos, como é exemplo a Pirelli e a Nissan LCV;
    • Outros fornecedores – como a Tracker.

    O número de parceiros e de patrocinadores desta equipa tem aumentando ao longo do tempo.

     

    Multimedia:
     
    Referenciado em:

    http://www.redbullracing.com/cs/Satellite/en_INT/Red-Bull-Racing-Partners/001242811070589

  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Foi lançada uma campanha de sustentabilidade apelando à reciclagem das latas e explicando o impacto da Red Bull no ambiente:

    • As latas são 100% recicláveis;
    • As latas são leves (60% mais do que eram há uma década) e por isso de mais fácil e seguro transporte;
    • Uma vez arrefecidas, as latas mantêm a temperatura da bebida, aproveitando melhor a energia consumida no seu arrefecimento;
    • As geleiras da Red Bull colocadas nalguns pontos de venda têm a vantagem de consumirem menos 45% de energia em relação aos sistemas tradicionais de refrigeração;
    • A fábrica de produção é concentrada num só sítio, evitando o transporte entre fábricas e reduzindo a emissão de dióxido de carbono;
    • A distribuição do produto é feita por via marítima e ferroviária e as características das latas permitem um melhor aproveitamento do espaço dos contentores.
    Referenciado em:

    http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_INT/can-lifecycle/001242939604115

  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Red Bull TV

     

    A Red Bull TV é o canal televisivo que tem como objetivo dar a conhecer ao mundo as melhores experiências culturais e desportivas, partilhando os projetos e resultados de cerca de 600 atletas internacionais. Este canal está disponível online na internet e smartphones.

    Red Bull Shop e Red Bull Collection

    A Red Bull oferece um conjunto vasto de peças de roupa e acessórios aos seus fãs, atletas e equipas através da Red Bull Shop. Para além das linhas associadas ao desporto e às equipas, existe também uma linha de roupa fashion, a Red Bull Collection.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Para além da bebida energética original (Red Bull Energy Drink) existe ainda uma versão light sem açúcar (Red Bull Sugarfree), versão shot (Red Bull Energy Shot) e cola (Red Bull Simply Cola).

    Multimedia:
     
    Referenciado em:

    http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_INT/Red-Bull-Energy-Drink/001242937921959

  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    Red Bull Media House

    Reconhecida em 2012 em 29º lugar no TOP 50 das empresas mais inovadoras pela Fast Company, a Red Bull Media House trabalha no desenvolvimento de produtos premium de media para vários os canais (TV, radio, mobile). Esta empresa transforma as marcas em experiências, utilizando imagens e vídeos para o efeito.

     

     

    No sentido da promoção da marca, a Red Bull apoia iniciativas radicais, envolvendo centenas de pessoas, sejam atletas ou fãs: o Red Bull Flugtag, o Red Bull Air Race, o Red Bull Crashed Ice, o Red Bull Music Academy, o Red Bull Stratos, entre outros.O apoio aos desportos radicais não apela diretamente ao consumo da bebida energética mas reflete a personalidade e cultura da marca Red Bull.

    Através do Red Bull Stratos, em que a missão era realizar um mergulho em queda livre na estratosfera, foram alcançados recordes mundiais, o que valeu à Red Bull uma grande notoriedade da marca.

    Multimedia:
     
    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    A distribuição de amostras da bebida energética em Mini Coopers (Red Bull Minis), e a utilização de anúncios publicitários com cartoons são outras das estratégias utilizadas pela Red Bull para envolver a sociedade nesta experiência.

    Referenciado em:

    http://www.redbull.com/cs/Satellite/en_INT/Company-figures/001242939605518?pcs_c=PCS_Article&pcs_cid=1242937556133

  • Grandes Tendências - Redes Sociais

    Para além de estar registada no Facebook (com cerca de 32 milhões de “gostos”) e no Twitter (cerca de 802 mil “seguidores”), o site oficial desta marca inclui um espaço de exposição de histórias Red Bull. As histórias podem ser transmitidas sob a forma de vídeos, artigos, eventos, fotos e em formato áudio e podem ser comentadas e partilhadas por todos os fãs, atletas e equipas.

    Referenciado em:
  • Grandes Tendências - Gamification

    A Red Bull criou uma campanha de gamification orientada para o cliente. Foram colocados códigos nas latas que, ao serem inseridos online no website oficial do produto, permitiam a participação num jogo, ganhando prémios. Através deste sistema o consumidor tem contacto com o website e com a marca, “mergulhando” na comunidade Red Bull e partilhando-o com outros.

    Referenciado em:

    http://www.freshtilledsoil.com/gamification-buzz-marketing-bullsht/

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