Petrobras

http://www.petrobras.com.br/pt/

Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    Inovação no ADN da Petrobras

    Dada a natureza da sua actividade, nomeadamente relacionada com a extracção da camada de pré-sal, a inovação tem necessariamente de ser um constituinte permanente na cultura da Petrobras. De facto, de entre os mais variados segmentos da exploração de petróleo, a extracção da camada de pré-sal, área onde a Petrobras lidera quer em termos de investimento, quer em termos de volume de produção, por si só representa não apenas um desafio tecnológico para a indústria petrolífera, mas também a garantia de contratos de fornecimento de equipamentos e serviços quando a extracção de crude estiver no máximo da sua capacidade.

    Como forma de garantia da sustentabilidade do negócio durante o maior período de tempo possível, a Petrobras aposta continuamente na inovação e no enraizamento da mesma na sua cultura organizacional, investindo quer na área de extracção da camada de pré-sal bem como em outras, $1.5 mil milhões anualmente.

    Referenciado em:

    http://www.cavagnoli.com/irani/?p=2521

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Estruturas

    Centro de Pesquisas da Petrobras

     

     

    Como forma de colmatar as necessidades de investigação tecnológica inerentes à actividade da Petrobras, a Organização possui um Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Cenpes - Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello) especificamente para o efeito.

    Este Centro representa uma base crucial para o crescimento sustentável da Petrobras,  bem como para a consolidação financeira do Brasil, um País rico em recursos naturais, que representa um papel muito importante em termos de produção de energia à escala Global.

    Em 2007 o Cenpes apresenta uma área de 122 mil metros quadrados e 137 laboratórios, empregando aproximadamente 2.000 Colaboradores, subdivididos em 30 diferentes unidades-piloto. Destes Colaboradores, 178 detêm grau académico de Doutoramento e 478 de Mestrado, revelando a aposta deste Centro na contratação de recursos com elevadas competências e capacidades.

     

    Referenciado em:

    http://www2.petrobras.com.br/tecnologia/port/centro_pesquisasdapetrobrasapresentacao.asp

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    Petrobras em parceria com o Universo Académico e Institutos

    A Petrobras tem já uma longa tradição de desenvolvimento de parcerias com o meio académico e institutos de I&D presentes na sua envolvente negocial. Ciente da importância destes parceiros para a Inovação da Organização, Carlos Tadeu Fraga, gerente executivo do Cenpes afirmou que “Cresceu muito o volume de trabalho do Cenpes com universidades e fornecedores (…)Mais de metade dos projectos são cooperativos, o que aumenta a velocidade de desenvolvimento”.

    Com a crescente celeridade dos desenvolvimentos tecnológicos assistidos nos últimos anos, a Petrobras tem apostado de igual forma no desenvolvimento, incentivo e acompanhamento de diferentes iniciativas junto das comunidades científicas referidas, sendo exemplo do mesmo, a concretização do Prémio Petrobras de Tecnologia e Engenharia António Seabre Moggi. Em quatro edições deste prémio, foram apresentados mais de 1.600 trabalhos, tendo 100 sido premiados. Cada trabalho representa um avanço para a Petrobras e um passo importante para a ciência Brasileira.

    Das diversas parcerias desenvolvidas, a Petrobras pretende deixar a sua marca nas indústrias do petróleo, gás e energia à escala Mundial.

     

    Referenciado em:
  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de interfaces e do conhecimento

    Gestão Corporativa do Conhecimento

    A Petrobras possui na sua estrutura organizativa uma área/ unidade dedicada integralmente à Gestão do Conhecimento, denominada Gerência Corporativa de Gestão do Conhecimento. Dada a dimensão da Organização e o número elevado de unidades de negócio que a compõem, partilhar e comunicar conhecimento pode tornar-se um verdadeiro desafio. Foi neste sentido que a Gerência Corporativa de Gestão do Conhecimento foi criada. A referida Unidade tem como objectivo integrar todo o conhecimento derivado de acções e projectos desenvolvidos pelas áreas de Recursos Humanos, Organização e Gestão, Tecnologia de Informação, Pesquisa e Desenvolvimento, Segurança da Informação, Desempenho Empresarial, bem como as áreas denominadas “técnicas” de Negócio e Serviços.

    Para sensibilização da comunidade corporativa relativamente à importância e benefícios que a Organização pode obter a partir de uma gestão eficaz do conhecimento nela gerado, a Gerência Corporativa de Gestão do Conhecimento desenvolveu ainda um workshop, cujos principais temas foram os seguintes:

    • sensibilizar e mobilizar as pessoas quanto ao desafio de preservar conhecimentos e competências estratégicos;
    • apresentar as melhores práticas de Gestão do Conhecimento utilizadas na Companhia;
    • divulgar os projectos corporativos em andamento;
    • motivar os participantes quanto à necessidade de integrar as iniciativas existentes.

     

    Referenciado em:

    http://www2.petrobras.com.br/ri/port/conhecapetrobras/relatorioanual/relat03/iframes/port/mer_ativos.htm

  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de ideias

    Uma estrutura Organizacional preparada para a Gestão de Ideias

    A Petrobras possui um sistema/ mecanismo operacional para gerir as ideias inovadoras que surgem da actividade quotidiana dos seus Colaboradores. São quatro as grandes formas de input ou recepção de novas ideias na Organização:

    • Um palpite a qualquer hora”: Qualquer colaborador pode partilhar uma ideia que considera inovadora;
       
    • Seminários focados”: Reuniões de trabalho desenvolvidas para a partilha de ideias num grupo específico;
       
    • Fórum transverso”: Reuniões de trabalho desenvolvidas num ambiente descontraído num grupo constituído por elementos de diferentes áreas e com conhecimentos diversos;
       
    • Ideias na rede de valor”: Ideias com origem na cadeia de valor que a Organização dispõe e coordena. As ideias identificadas a partir dos mecanismos acima referidos são comunicadas e analisadas por um Comité designado para o efeito – o Comité de Inovação.

     

     

    Com este sistema de Gestão de Ideias, a Petrobras poderá tirar partido de uma fonte rica de ideias inovadoras, e ,através de mecanismos de análise detalhada, investir de forma mais segura nas ideias que efectivamente irão criar valor no futuro.

    Apresentação - Inovação Aberta made in Petrobras -www.fdc.org.br/pt/pesquisa/inovacao/cri/Documents/Helena_Petrobras.pdf

  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Protecção e valorização de resultados

    Petrobras protege o conhecimento por si gerado através de patentes

    A Petrobras pretende garantir que o investimento de tempo e recursos efectuado junto do seu Centro de Pesquisa e Investigação apresentem os resultados e retorno esperados. Dessa forma, um dos mecanismos que a Organização utiliza para garantir a protecção da sua propriedade intelectual, baseia-se na utilização de patentes desenvolvidas especificamente para o efeito.

    De facto, a preocupação da Petrobras em se proteger da concorrência à escala Global é tão premente que assume-se como a  empresa brasileira que mais gera patentes nos territórios nacional e internacional, tendo no ano de 2007 registado 22 novas patentes no Brasil e solicitado aprovação para outras 59. Fora do seu território nacional, a Organização pediu aprovação de 129 novas patentes e obteve parecer positivo para outras 29. 

     

    Referenciado em:

    http://www2.petrobras.com.br/tecnologia/port/centro_pesquisasdapetrobrasapresentacao.asp

  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Política de Responsabilidade Social da Petrobras

    A Petrobras assume a Responsabilidade Social como uma das suas principais bases de actuação, tendo especificamente integrado no seu plano estratégico para 2020 acções neste sentido. Enquanto a Organização se prepara para desenvolver todos os esforços necessários para a concretização do referido plano estratégico, actualmente, possui em vigor uma Política de Responsabilidade Social, uniformizada para todas as Unidades de Negócio do Grupo, que de entre outros temas, incorpora linhas orientadoras no que concerne ao desenvolvimento sustentável, condições de trabalho, gestão integrada, investimento social sustentável, entre outras.

    Como forma de incentivo à responsabilização das Organizações perante o impacto que estas representam na Sociedade , a Organização disponibiliza publicamente conteúdos das principais áreas temáticas da sua Política de Responsabilidade Social, por forma a que outras empresas sigam o seu exemplo e actuem para o bem-estar geral da comunidade que integram.

     

    Multimedia:
     
    Referenciado em:

    http://www2.petrobras.com.br/portal/meio_ambiente.htm

  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Tecnologias de produtos e serviços para combustíveis

    Devido à livre comercialização de petróleo e a implementação de novas regras referentes aos combustíveis transaccionados no mercado brasileiro, é natural que os consumidores se tornem tendencialmente mais exigentes no que respeita à oferta de produtos petrolíferos mais competitivos.

    Este facto associado aos programas de melhoria da qualidade  dos combustíveis implementados em diversos países Europeus e nos Estados Unidos, fazem prever que nos próximos anos os consumidores em geral procurem combustíveis menos danosos para o meio ambiente, baseados em energias renováveis.

    Conscientes deste futuro próximo, a Petrobras encontra-se actualmente a investir no desenvolvimento de projectos de cariz inovador, tais como a perfuração de poços em águas profundas, o processamento submarino do petróleo produzido, a formulação de novos combustíveis, liquefacção de gás natural a bordo de navios e a produção de bio-combustíveis a partir de resíduos vegetais.

     

    Referenciado em:

    http://criandoeinovando.blogspot.com/2010/05/petrobras-entre-as-top-50-das-empresas.html

Powered by