NIKE

http://www.nike.com

Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Estratégia de Inovação

    Inovação para a sustentabilidade

    A estratégia de inovação da Nike é indissociável das vertentes de sustentabilidade económica e social. Efectivamente, na estratégia de inovação da organização estão assumidos os seguintes compromissos:

    • Inovar para oferecer soluções de sustentabilidade em termos empresariais e negociais;
       
    • Integrar a sustentabilidade e a criatividade no modelo de negócio a Nike;
       
    • Mobilizar os recursos da envolvente negocial da organização (sociedade civil, trabalhadores, consumidores, governo e indústria) para o desenvolvimento de parcerias estratégicas.

       
    Referenciado em:

    http://www.nikebiz.com/crreport/content/strategy/2-1-4-a-new-model-and-shift-to-sustainable-business-and-innovation.php?cat=crstrategy

  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    Nike House of Innovation

    A Nike demonstrou ao público a sua cultura de inovação através da criação da “Nike House of Innovation” onde estão permanentemente expostos ao público as 100 maiores inovações da Organização. Esta iniciativa pretende manter os níveis de notoriedade da marca elevados e, por outro lado, tornar ainda mais visível a história desta marca que mudou o percurso do desporto à escala global.

     

     

    Referenciado em:

    http://www.nike.com/nikelab/hoi/#/intro

  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    Nike e Celebridades

    É inegável que um dos pontos fortes da Nike é a sua capacidade de “vender sonhos” aos seus Clientes, facultando-lhes produtos e serviços que as grandes celebridades do mundo desportivo dispõem.

    Efectivamente, esta é uma estratégia aplicada em praticamente todos os produtos de elevado potencial para a marca – parceria com celebridades para o desenvolvimento de produtos inovadores - sendo deste facto exemplo as últimas chuteiras de futebol desenvolvidos pela Nike em parceria com o jogador Cristiano Ronaldo.

    Referenciado em:

    http://www.nikebiz.com/media/pr/2010/10/28_Ronaldo_Safari_Print.html

  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Programas para a Comunidade

    A  Nike procura, através da sua cultura de inovação, não só ajudar continuamente atletas a ganharem medalhas e a quebrarem recordes, mas também apoiar crianças no acesso a uma melhor educação.

    A partir da criação de um fundo de Inovação da Escola Nike, em 2007, com um total de 9 milhões de dólares, a organização assume o compromisso de ajudar a educação pública em Portland, Beaverton e os distritos escolares de Hillsboro.

    Na visão da empresa, o fundo vai ajudar as crianças a terem acesso a uma educação de qualidade, preparando-as para serem os líderes de amanhã.

     


     

    Referenciado em:

    http://www.nikebiz.com/responsibility/community_programs/school_innovation_award.html

  • Grandes Tendências - Crowdsourcing

    Pioneers -make it happen

     

     

    Quando do desenvolvimento de um novo produto em 2007 , a Nike lançou uma campanha  dirigida a um dos diversos grupos que a organização possui – Sneakerplay – com o objectivo de que os seus membros fossem os responsáveis pelo design do novo produto.

    Referenciado em:

    http://store.nike.com/gb/en_gb/?l=shop,nikeid&sitesrc=UKID_REDIR_CKIE#l=shop,nikeid

  • Grandes Tendências - Redes Sociais

    Blog Nike Women

     


    A Nike acompanha a tendência do mercado na incorporação de tecnologia no seu modelo de negócio e na criação de novos meios de comunicação com os Clientes e Comunidade em geral a partir, por exemplo, da criação de Blogs geridos inteiramente pela organização.

     
    Referenciado em:

    http://inside.nike.com/blogs/nikewomen-en_GB/tags/blog

  • Grandes Tendências - Gamification

    A Nike desenvolveu o sistema Nike+ através do qual o desporto se torna mais interativo. A Nike+ FuelBand é uma aplicação para smartphones que estabelece ligação entre as atividades realizadas (corridas, caminhadas, danças, basquetebol, etc.) e objetivos que tenham sido delineados. A aplicação permite calcular as passadas, distância, tempo e calorias consumidas durante as atividades realizadas no dia-a-dia.

    Estabelecendo objetivos diários, a Nike+ FuelBand informa o utilizador acerca do seu progresso no alcance do objetivo através de uma barra de progressão que vai desde o vermelho ao verde. Quando a cor verde é alcançada então o objetivo foi cumprido.

    Ao longo do tempo são calculadas estatísticas para que seja possível comparar desempenhos e definir objetivos mais desafiantes. E no final, o utilizador pode partilhar os seus resultados com a sua comunidade de amigos e com o mundo inteiro.

     

     

     

     

    Multimedia:
    Referenciado em:

    http://nikeplus.nike.com/plus/

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