Nestlé

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Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Estratégia de Inovação

    I&D como suporte à inovação

     

     

    A capacidade interna da Nestlé para o desenvolvimento de actividades de I&D, tem contribuído para grande  parte das inovações que a Organização tem vindo a apresentar continuamente ao mercado. Assim, a Organização assume uma estratégia de investimento substancial em investigação e desenvolvimento como forma de procura de novas soluções, que aumentem a satisfação dos Clientes e correspondam a expectativas cada vez mais  exigentes. A Nestlé dispõe de 28 centros tecnológicos vocacionados para o I&D, tendo inclusivamente em 2008 apresentado o maior investimento de sempre do sector em investigação, certa de 2 biliões de CHF.

    Multimedia:
    Referenciado em:

    http://www.nestle.com/RandD/Innovations/Pages/Innovation.aspx

  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de interfaces e do conhecimento

    Inovação em Parceria

    No final de 2006, a Nestlé adoptou o modelo de “Inovação em Parceria" para acelerar o processo de investigação e inovação. Além dos esforços internos da Nestlé em ciência e investigação, esta reconheceu universidades, pequenas start-ups, empresas de biotecnologia e grandes fornecedores industriais como importantes fontes de inovação.

    A partir desta rede de comunicação com a sua envolvente externa, a Nestlé pretende abrir as portas para inovações promissoras e seleccionar novos parceiros para a concretização de projectos inovadores que acrescentarão valor ao seu negócio.

     

     

    Referenciado em:

    http://www.nestle.com/RandD/Innovations/Pages/Innovation.aspx

  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Embalagens de menor impacto ambiental

     

    As crescentes preocupações da Nestlé com o impacto ambiental orientam a sua actividade de I&D na procura constante de soluções que permitam reduzir o peso e volume das suas embalagens, com recurso sempre que possível a materiais reciclados, sem prejuízo da qualidade e segurança dos seus produtos.

    O investimento realizado na I&D de embalagens resultou na invenção do PLOC (Packaging Low Weight Ovoid Container), um novo formato de embalagem direccionado para o consumo 'on-the-go’. 

    Este conceito foi inicialmente desenvolvido para embalagens de água, tendo sido adaptado posteriormente para outros produtos da Nestlé, caracterizando-se  por um peso inferior e pelo recurso a PET reciclável.

    Referenciado em:

    http://www.nestle.com/RandD/Innovations/AllInnovations/Pages/Reduction-environmental-impact-packaging.aspx

  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Nespresso

     

     

    A experiência Nespresso é de facto inspiradora, especialmente para todos os que partilham a paixão pela “Experiência Suprema de tomar Café”. A verdadeira inovação da Nestlé, no desenvolvimento do produto Nespresso, centrou-se na enfatização da "Experiência de tomar café" e na criação de um novo conceito de mercado, através do desenvolvimento de novas necessidades para o Cliente.

    O Marketing associado a este produto, tem-se revelado também um case-study de relevo, quer  ao nível da distribuição (venda online e respectiva entrega ao domicílio), quer ao nível da comunicação utilizada, na qual se recorre à utilização de figuras públicas como suporte forte e estruturado da campanha, o que permitiu o reforço do posicionamento deste produto.

    Multimedia:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    Nespresso

     

     

    A experiência Nespresso é de facto inspiradora, especialmente para todos os que partilham a paixão pela "Experiência Suprema de tomar Café".

    A verdadeira inovação da Nestlé no desenvolvimento do produto Nespresso centrou-se na enfatização da "Experiência de tomar café", e na prática na criação de um novo conceito para o mercado, no desenvolvimento de novas necessidades para o Cliente.

    O Marketing associado a este produto, tem-se revelado também um case-study de relevo, quer ao nível da distribuição (venda online e respectiva entrega ao domicílio), quer ao nível da comunicação utilizada, na qual se recorre à utilização de figuras públicas como suporte forte e estruturado da campanha, o que permitiu o reforço do posicionamento deste produto.

    Multimedia:
  • Grandes Tendências - Open Innovation

    IdeaStore™

    De acordo com a abordagem da Nestlé, todo o processo em torno de Open Innovation requer liderança, construção de confiança e partilha.

    Um exemplo sobre como as novas ideias podem ser geradas é o IdeaStore™, uma ferramenta criativa que pretende servir de suporte à identificação de soluções para problemas e desafios da Organização. IdeaStore ™ reúne pessoas de diversas áreas e com diferente know-how, a fim de identificar, debater e prioritizar ideias com potencial comercial.

    O sistema de Open Innovation da Nestlé gerou em 2008 $200 milhões em novos negócios, cerca de 10% do crescimento total em termos de inovação/ renovação de marcas.

    Referenciado em:

    http://www.nestle.com/RandD/News/Pages/Nestle-open-innovation-model.aspx

  • Grandes Tendências - Redes Sociais

    Nestlé no Facebook e no Twitter

    Por forma a se aproximar dos consumidores, a Nestlé encontra-se representada nas plataforma online Facebook e Twitter, a partir das quais faculta informações de diferentes naturezas aos utilizadores do sistema.

     

    Através destes canais, a Nestlé mantém a comunidade em geral a par das novas tendências de mercado e das notícias mais relevantes da Organização.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Kansei Engineering

    De forma a tornar as embalagens mais atractivas para os consumidores, a Nestlé transpõe actualmente para o design das suas embalagens a técnica Kansei Engineering.

    Esta ferramenta consiste na transferência da dimensão emocional do consumidor  para as caracteristicas do produto, tendo sido criada nos anos 70 pelo Professor Mitsuo Nagamachi e inicialmente aplicada na indústria automóvel.

    A Nestlé tem explorado de forma pioneira, em colaboração com o Professor Nagamachi, as oportunidades  que a abordagem Kansei Engineering  preconiza ao nível do design de embalagens.

    Referenciado em:

    http://www.nestle.com/RandD/Innovations/AllInnovations/Pages/Kansei-Engineering.aspx

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