Microsoft

Melhor empresa multinacional para trabalhar, em 2011 pelo Great Places to Work Institute.

Some people say large companies aren’t nimble and can’t innovate. I beg to differ. Lisa Brummel, Chief People Officer da Microsoft

Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Liderança

     

    Bill Gates é o fundador da Microsoft e é o atual chairman da empresa. Enquanto CEO, abriu portas à indústria de software através do trabalho que desenvolveu guiado pela convicção de que os computadores podiam significar mais-valias muito positivas para as empresas e para as famílias. Este líder lançou a empresa no caminho do sucesso e da inovação tecnológica.

    Atualmente, o CEO da Microsoft é Steve Ballmer.

    Referenciado em:
  • Criar condições para estimular a inovação - Estratégia de Inovação

     

    Desde a sua génese que a empresa visionava “um computador em cada secretária e em cada casa”. A Microsoft sempre se centrou no cliente. A estrutura flexível da empresa permite que se vá ao encontro das necessidades dos clientes, à medida que estas vão surgindo e evoluindo. Os profissionais Microsoft procuram soluções inovadoras de maneira a criar valor, o que se reflete nos valores da empresa. É de salientar que Steve Ballmer faz várias referências à importância da inovação para a estratégia desta organização. Os avanços tecnológicos implicam, deste modo, a incorporação de uma visão inovadora.

    A empresa desenvolveu um plano estratégico de diversidade e inclusão social (“Global Diversity & Inclusion” – GD&I) que acredita vir a ter um forte impacto no sucesso futuro da Microsoft. A visão desta estratégia é que a Microsoft seja conduzida por uma força de trabalho global diversificada que demonstre bons resultados de forma consistente, que compreenda as várias dinâmicas culturais de um mercado globalizado e que seja apaixonada por tecnologia. A estratégia GD&I está assente em três pilares: representação, inclusão e inovação.

    Referenciado em:
  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Capital Humano

     

    A Microsoft tem vindo a ser referenciada na lista das 100 melhores empresas para trabalhar pelo Great Places to Work Institute, desde que este conceito apareceu, em 1998. Em 2011 foi nomeada como a melhor empresa multinacional para trabalhar, o número um da lista. De facto, a Microsoft investe bastante no seu capital humano. São dados vários benefícios aos colaboradores, incluindo apoio em casos de adoção, formação para pais e mães, programas para deixar de fumar e para controlar o peso, entre outros.

    We believe that employing the world’s top talent from all groups within our communities — from many backgrounds and with varied experiences — helps us to better serve our customers and gives us a competitive advantage in the global marketplace.

                                                                                                  Steven Ballmer, CEO da Microsoft

    No âmbito do plano estratégico GD&I (“Global Diversity & Inclusion”), foram criadas comunidades de maneira a promover e a valorizar a diversidade e a inclusão - Employee Resource Groups e Employee Networks. Atualmente existem vários grupos – o de africanos, o de árabes, latinos, asiáticos, etc. – que fomentam a participação na comunidade, o desenvolvimento de carreira, de networking, entre outros. Os resultados de um estudo feito aos colaboradores da Microsoft em 2011 confirmam que 91% dos trabalhadores consideravam ser tratados com dignidade e respeito.

     

    Multimedia:
     
    Referenciado em:

     

    A Microsoft tem vindo a ser referenciada na lista das 100 melhores empresas para trabalhar pelo Great Places to Work Institute, desde que este conceito apareceu, em 1998. Em 2011 foi nomeada como a melhor empresa multinacional para trabalhar, o número um da lista. De facto, a Microsoft investe bastante no seu capital humano. São dados vários benefícios aos colaboradores, incluindo apoio em casos de adoção, formação para pais e mães, programas para deixar de fumar e para controlar o peso, entre outros.

    We believe that employing the world’s top talent from all groups within our communities — from many backgrounds and with varied experiences — helps us to better serve our customers and gives us a competitive advantage in the global marketplace.

                                                                                                  Steven Ballmer, CEO da Microsoft

    No âmbito do plano estratégico GD&I (“Global Diversity & Inclusion”), foram criadas comunidades de maneira a promover e a valorizar a diversidade e a inclusão - Employee Resource Groups e Employee Networks. Atualmente existem vários grupos – o de africanos, o de árabes, latinos, asiáticos, etc. – que fomentam a participação na comunidade, o desenvolvimento de carreira, de networking, entre outros. Os resultados de um estudo feito aos colaboradores da Microsoft em 2011 confirmam que 91% dos trabalhadores consideravam ser tratados com dignidade e respeito.

    Multimedia:
    Referenciado em:
  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    A Microsoft mantém várias parcerias (cerca de 700.000) que considera de extrema importância para o sucesso dos seus produtos e serviços. A maioria trata-se de pequenas e médias empresas com influência na sua comunidade local e de organizações com ligação governamental. Estas apoiam a Microsoft no sentido em que orientam o desenvolvimento de produtos e serviços de acordo com as necessidades da sociedade a que estas organizações servem. É de salientar algumas parcerias como: Bill and Melinda Gates FoundationClinton Global InitiativeUnited Nations Agencies.

    Existe um website destinado à comunidade de parceiros Microsoft – Microsoft Partner Network.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Financeiros Operacionais

    Windows e Windows Live (versão 7 e anteriores, PC’s Microsoft) geraram 19.03 biliões de dólares em revenues em 2011. No mesmo ano a Microsoft Business(Microsoft Office, entre outros) resultou em 22.19 biliões de dólares.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    It takes more than great products to make a great company.

    Bill Gates


    De acordo com a missão da Microsoft (ajudar os negócios e as pessoas do mundo a potenciar o seu talento), os valores de cidadania e comunidade são fatores de extrema importância para esta organização. Através dos seus conhecimentos tecnológicos é possível concretizar a sua missão a nível local e global de duas formas diferentes – servindo a comunidade e trabalhando com responsabilidade.

    Dentro da rubrica Serving Communities existe um separador relacionado com oportunidades para jovens com uma série de iniciativas nesse sentido. Existe, por exemplo, o Innovate4Good@Microsoft que promove um espaço onde jovens das várias partes do mundo cruzam informações e experiências e se apoiam no alcance das suas paixões no sentido de melhorar o futuro da sociedade.

    No âmbito da responsabilidade social, a Microsoft tem sido - por várias vezes e em várias partes do globo - premiada e referenciada.

     

    Multimedia:
     
    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    A inovação ao nível do produto está no coração da Microsoft. No ano fiscal de 2011 (FY11), foram lançados novos produtos que contribuíram para a diferenciação do negócio: Windows Phone 7, Kinect para a Xbox 360, Microsoft Lync 2010, Microsoft Office 365.

    Em outubro de 2012, a Micfosoft lançou o Windows 8, uma nova versão do Windows mais rápida, flexível e intuitiva. Permite o download de aplicações e tem uma nova apresentação gráfica. Em paralelo foi criado um dispositivo hardware, Surface, que se trata de uma combinação entre um computador portátil tradicional e um tablet. Apesar de extremamente fino e surpreendente no que toca a engenharia, esta ferramenta tem as portas necessárias para a transferência de dados (portas USB, para cartão SD micro e porta HD vídeo). O monitor é touch e pode ser separado do teclado, permitindo uma maior flexibilidade no que toca ao transporte e funcionalidades.

     

    Fonte: Microsoft.com

     
    Multimedia:
     
    Referenciado em:
     
  • Grandes Tendências - Redes Sociais

     

    Sendo uma empresa com grande influência e impacto na sociedade, a Microsoft está presente nas redes sociais, onde o público pode seguir eventos e novidades. Para além de estar representada no Facebook com mais de dois milhões de “gostos”, e no Twitter com cerca de 390 mil “seguidores”, a Microsoft tem uma página oficial no Youtube (Youtube/Microsoft). É utilizada para a publicação de vídeos e de notícias corporativas e conta com alguns canais associados: Windows, The Official Xbox Channel, Windows Phone Videos, Bing, Skype on YoutubeeMicrosoft Office Videos.

    Referenciado em:
  • Grandes Tendências - Gamification

    Para os utilizadores da Microsoft Visual Studio, existe um sistema de gamificationatravés do qual se desbloqueiam badges e se compete com adversários através da identificação e demonstração das habilidades de cada um na utilização daquele programa. A competição ganha forma sob um painel de liderança e pode ser partilhada com colegas de trabalho, clientes, amigos e família.

    A Microsoft lançou também o “Language Quality Game”, colocando aos jogadores o desafio de corrigirem gafes linguísticas constantes em vários elementos Microsoft, produtos, projetos ou serviços. Ao selecionar um idioma, o jogador é confrontado com informaçãoacerca dos elementos sob a forma de screen shots, podendo corrigir erros identificados. 

    Referenciado em:

Powered by