McDonalds

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Eleita uma das empresas alimentares mais inovadoras de 2011 pela Fast Company – número 8 do ranking

Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    A cultura da McDonald’s está fortemente alinhada com os seus valores. É no seguimento desta cultura que são tomadas decisões estratégicas para a empresa, como são exemplo as iniciativas de sustentabilidade.

    Os valores da McDonald’s prendem-se essencialmente com o enfoque no cliente, nos colaboradores, no apoio do sistema operacional da organização, na vertente ética do negócio, com a responsabilidade social e com a inovação.

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  • Criar condições para estimular a inovação - Estratégia de Inovação

    Em 2012, a McDonald’s foi a empresa líder no mercado de fast food, contando com cerca de 33.500 restaurantes espalhados por 119 países. Mais de 80% destes restaurantes são franchisados. Diariamente, 68 milhões de pessoas são servidas pela McDonald’s (dados de 2012).

    A estratégia da empresa designa-se por “McDonald’s System” e baseia-se no alinhamento entre a empresa, os franchisees e os fornecedores. É este modelo de negócio que permite que esta marca esteja globalmente presente, oferecendo a experiência McDonald’s às populações dos quatro cantos do mundo com a mesma consistência. Esta estratégia permite também compreender necessidades locais, implementando soluções inovadoras que vão de encontro à satisfação das comunidades.

    Apesar das diversas críticas quanto às desvantagens na saúde associadas ao consumo dos produtos McDonald’s, esta empresa optou por adaptar a sua estratégia às atuais preocupações sociais. Através da remodelação das lojas (lojas verde), das novas ofertas ao nível do menu (saladas, sopas, menu pequeno-almoço), da apresentação da tabela nutricional dos alimentos, a empresa tem-se revelado mais saudável e mais preocupada com o ambiente.

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  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Capital Humano

    Várias são as iniciativas adotadas pela McDonald’s no que concerne ao desenvolvimento e satisfação do seu capital humano:

    • Foi incorporado no sistema de avaliação de desempenho dos colaboradores McDonald’s, a análise da sua relação com os valores corporativos – até que ponto é que o colaborador os demonstra e os integra no seu dia-a-dia de trabalho;
    • A McDonald’s criou as Hamburger Universities onde é dada formação aos colaboradores quanto aos procedimentos de restauração, qualidade, serviço e limpeza. Existem já 7 Hamburger Universities, sendo que a mais recente se localiza em Shanghai. Em 2010, 96.2% dos restaurantes dos principais mercados da McDonald’s eram geridos por colaboradores licenciados nesta universidade;
    • A McDonald’s Reino Unido tem um sistema de e-learningincorporado na webpage dos colaboradores onde é possível aprender inglês e matemática;
    • A McDonald’s Austrália é considerada a empresa que mais jovens emprega. Como parte dos benefícios fornecidos aos seus colaboradores, foi-lhes oferecida a formação em matemática através de um sistema de e-learning. O sucesso foi tal que a formação foi estendida a todos os alunos do secundário do país.
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  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

     

    A McDonald’s é parceira dos Jogos Olímpicos (JO) há 36 anos, desde que foi o patrocinador oficial em 1976. É o restaurante oficial deste evento desde 1996 (ano em que os JO se realizaram em Atlanta, EUA). Na última edição (Londres, 2012) voltou a ser o restaurante oficial dos JO, contando com uma equipa de 2.000 colaboradores.Dan Coudreaut (Chefe executivo de cozinha e diretor do departamento “Culinary Innovation”) realizou várias demonstrações culinárias no maior restaurante McDonald’s de Londres, de maneira a promover o novo menu e a qualidade dos produtos.

    A parceria entre a McDonald’s e a Coca-Cola compreende-se nos vários restaurantes existentes no mundo. A relação entre as duas organizações é forte: a Coca-Cola é o maior fornecedor da McDonald’s e a McDonald’s a empresa que mais consome Coca-Cola.

    No âmbito dos brindes do Happy Meal, a McDonald’s estabelece também parcerias com empresas de entretenimento como a Walt Disney.

     

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  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Financeiros Operacionais

    Em 2012, a McDonald’s foi a empresa número um no mercado americano de fast food e também no segmento de restaurantes de hambúrgueres em 2011, onde claramente se destaca pelo valor das vendas.

     

     

    Ao nível dos pontos de venda, é nos EUA onde se encontra o maior número de restaurantes McDonald’s. Contudo, segundo dados de 2011, este país é dos segmentos que regista o menor número de vendas. A Europa é o segmento que lidera em termos de geração de revenues para a empresa.

     

     

    Em 2011, existiam em Portugal 136 restaurantes, mais do que na Dinamarca, República Checa, Irlanda, Hungria, Suíça, Ucrânia, entre outros.

     

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  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Mercado

    A McDonald’s tem vindo a ser reconhecida como top franchisor, estatuto que lhe foi concedido pela Entrepreneur MagazineFranchise Times Magazine, USA TodayBlack Enterprise Magazine. 80% dos restaurantes McDonald’s são operados porfranchisees, o que permite que este restaurante esteja amplamente presente no mundo, promovendo a sua competitividade num mercado global, garantindo-lhe a preferência dos clientes e sendo a empresa número um no mercado de fast food. Em 2011, as vendas de lojas em regime de franchising registaram $67.648 de vendas. 

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  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    A McDonald’s tem adotado iniciativas de sustentabilidade e de responsabilidade social nas áreas de nutrição e bem-estar, fornecedores, responsabilidade ambiental, colaboradores e comunidade:

    • Incorporação da tabela nutricional nas embalagens dos produtos;
    • Parcerias com fornecedores com valores e visão comuns com os da McDonald’s - de segurança, qualidade, eficiência e sustentabilidade;
    • A filosofia de que menos é mais, construindo restaurantes sustentáveis;
    • Enfoque nas pessoas – no respeito e inclusão social, lutando pelo compromisso do colaborador e por uma política de gestão de talento eficaz;
    • Apoio dos programas da Ronald McDonald’s House Charities, preservando as parcerias e apoios (patrocínios), envolvência dos restaurantes na comunidade local e no apoio a desastres naturais.

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  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Enfrentando as atuais questões de saúde, a McDonald’s preparou um Happy Meal mais saudável que inclui uma dose mais reduzida de batatas fritas, uma maçã já cortada em fatias e bebidas light. Estima-se que este produto tenha menos 20% de calorias do que o tradicional. 

     

     

    A McDonald’s revela ainda que pelo ano de 2020, os menus terão níveis de açúcar, de calorias e de gorduras saturadas mais reduzidos. Até 2015 planeia reduzir 15% dos níveis de sódio.

    A gama de produtos McDonald’s varia consoante a região e a sazonalidade, criando também produtos específicos para ocasiões especiais. Foi, por exemplo, criado um menu para o euro 2012 em que o pão tinha a forma de uma bola de futebol. Para Portugal foi criado o “McLusitano”, hambúrguer com pão rústico, molho de tomate de refogado, paio do lombo Nobre/queijo Terra Nostra.

     

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  • Grandes Tendências - Open Innovation

     

    Através do blog “Let’s Talk”, a McDonald’s partilha novidades e histórias e estabelece discussões acerca de temas como a sustentabilidade, a alimentação, entre outros. É feito um convite à comunidade McDonald’s no sentido de participarem na conversa – “Join Conversation”. Neste blog, a pessoa é livre de dar opinião e sugestões, de questionar, joining the conversation.

     

     

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  • Grandes Tendências - Redes Sociais

    A McDonald’s está presente nas redes sociais, espaços onde divulga informação relativa a eventos, novos produtos, promoções, entre outros. Existe a página geral da empresa (“McDonald’s”) e outras associadas a países onde esta empresa está instalada, como é exemplo a página “McDonald’s Brasil”.

    Em Agosto de 2012, a página geral da McDonald’s contava com cerca de 22 milhões de “gostos” no Facebook e 32 mil “seguidores” no Twitter.

    O LinkedIn é, também, utilizado pela empresa no sentido de divulgar oportunidades de emprego na McDonald’s Corporation.

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