Lego

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Boas Práticas Implementadas

  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de ideias

    Ideias em "blocos"

    De modo a garantir a concretização dos objectivos de negócio definidos pela LEGOe traduzi-los em recomendações de design para os seus produtos, a Organização dispõe de um sistema de gestão de ideias constituído por fases sequenciais devidamente diferenciadas entre si, com deliverables a serem verificados em cada uma das mesmas. 
     
    O processo inicia-se na detecção e exploração de um determinado problema, para o qual as equipas de design focam atenções, no sentido de gerarem ideias “em bruto”. Posteriormente, estas ideias são "refinadas" e detalhadas, pelo que para além de se obter uma percepção mais prática e operacional das recomendações de design associadas às ideias, verifica-se ainda a geração, recolha e registo de conhecimento de elevado valor para o desenvolvimento e optimização de produtos no futuro.  As referidas ideias detalhadas são posteriormente reencaminhadas para um processo de análise e avaliação, onde uma equipa de responsáveis designada para o efeito, delibera que recomendações devem transitar para a fase de prototipagem. Posteriormente, terminada a fase de desenvolvimento de protótipos, os mesmos são analisados para que seja tomada a decisão última de produção e comercialização do produto final.
     
    Referenciado em:
  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de projectos de IDI

    Sistema de condução de projectos

    Dada a sua dimensão, a LEGO possui um modelo de Gestão Projectos no âmbito da Inovação, aplicado às suas quatro áreas fundamentais de negócio: profissional, processos, produto e comunicação. Este modelo foi construído de forma a que se verifique um controlo efectivo dos projectos em desenvolvimento, garantindo que por um lado, não se verifique a replicação de trabalhos nem a aplicação desnecessária de recursos, e por outro, se promova a criatividade de todos os Colaboradores envolvidos nos mesmos.

    Desta forma, cada área negocial controla e revê continuamente os projectos e respectivas actividades em desenvolvimento, determinando consequentemente se existe a necessidade de se proceder a algum tipo de mudança para alcance dos objectivos definidos para os mesmos, utilizando para o efeito os seguintes critérios:A organização utiliza, para o efeito, os seguintes critérios:

    • Nenhuma mudança necessária - produto ou processo está apto para o efeito pretendido;
       
    • Ajuste necessário – são necessárias pequenas mudanças e optimização de parâmetros do produto/ processo, por forma a melhorar o seu desempenho;
       
    • Reconfigurações necessárias – são necessárias alterações substanciais nos parâmetros do produto/ processo, por forma a satisfazer eficazmente as necessidades dos clientes;
       
    • Redefinições necessárias – é necessária uma abordagem totalmente inovadora para o produto/ processo, por forma a possibilitar a entrada da Organização numa nova área de negócio ou segmento de mercado.

       
    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    LEGO para Adultos

     

    Um dos segredos para o sucesso das Organizações passa pela preocupação constante da sustentabilidade do seu negócio.

    Esta, é em parte assegurada pela garantia de que os produtos que as Organizações apresentam ao mercado , para além de inovadores, são capazes de responder eficazmente às expectativas e necessidades do mesmo, bem como permitem colmatar necessidades ainda não percepcionadas pelos consumidores.

    Consciente deste facto, após uma fase de decréscimo da actividade e volume de facturação, a LEGO deu início a um processo de revitalização da marca, desenvolvendo para o efeito, produtos inovadores direccionados para Adultos. Com esta alteração estratégica, a multinacional introduziu um novo conceito de produto no mercado para o qual ainda não existia uma percepção clara de necessidade – LEGO para todas as idades.

     

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    "Embaixador LEGO"

    Face à crescente Globalização dos mercados, é cada vez mais crítico para as Organizações o acesso célere e eficaz às opiniões, sugestões e expectativas dos consumidores. Consciente desta necessidade, a LEGO implementou um programa denominado "LEGO Ambassador“ , desenvolvido para melhorar a relação e interacção com os seus Clientes, bem como potenciar o diálogo entre os mesmos.

    Para desenvolvimento do programa, a LEGO seleccionou do seu universo de Clube de fãs cibernautas, cerca de quarenta embaixadores da marca, provenientes de vinte países diferentes de todo o Mundo. A este embaixadores compete, de entre outras funções, representar a marca nas suas próprias comunidades locais, transmitir informações recolhidas junto das mesmas acerca da marca e transmiti-las ao Clube de fãs e ainda participar na concepção de novos produtos LEGO.

    Com esta estratégia de Marketing, a Organização conta aproximar-se dos seus Clientes por forma a desenvolver produtos inovadores que dão resposta às necessidades dos diversos locais geográficos onde opera, bem como construir um elo emocional da marca LEGO com a sua envolvente.

    Referenciado em:
  • Grandes Tendências - Open Innovation

    Plataforma "Design by me"

    Dado os avanços tecnológicos verificados nos últimos anos, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento de funcionalidades da Internet, é natural que as Organizações adaptem os seus métodos de abordagem ao mercado, por forma a estarem alinhadas quer a novas formas de procura de produtos por parte dos Consumidores, quer a novas realidades do próprio negócio. 

    De facto, empresas como a LEGO cedo reconheceram todo o potencial que poderia advir do desenvolvimento de plataformas informáticas online dedicadas à interacção com os Clientes, que permitissem a recolha de ideias para produtos da Organização, tendo para o efeito desenvolvido a plataforma "Design by me“. Esta plataforma, quando descarregada online, permite ao utilizador a criação dos seus próprios produtos LEGO que poderão vir a ser produzidos com fins comerciais pela Organização. O referido modelo tem demonstrado um elevado sucesso principalmente na categoria de produtos para adultos, dado que os Clientes deste segmento dominam facilmente o sistema de navegação da plataforma, uma vez que pertencem a uma geração altamente conhecedora do mundo online.

     

     

    Multimedia:
     
    Referenciado em:
  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    Espaço para Inovar

    Desde a sua fundação, em 1932, é notável o crescimento do negócio da LEGO. Assente em valores como o empenho no trabalho, a humildade e o trabalho em equipa, esta Organização evoluiu de uma pequena empresa sediada na Dinamarca, para uma Multinacional de renome inquestionável. Este grau de crescimento foi em parte possível através de uma cultura de inovação fortemente presente no ADN da Organização.

     

     

    Na realidade, a LEGO promove a inovação no trabalho quotidiano dos seus Colaboradores, através de métodos tão distintos como:

    • Incentivo a que os Colaboradores levem para o local de trabalho os seus filhos, por forma a que estes possam participar activamente no desenvolvimento de novos produtos;
       
    • Facultação de espaços livres e salas dedicadas à inovação, onde os Colaboradores podem testar as suas novas ideias construindo “blocos” deLEGO;
       
    • Permissão para que os Colaboradores possam, em pleno horário laboral, deslocar-se a zonas de lazer dos escritórios da Organização, onde existem uma variedade de jogos, possibilitando-lhes adequados momentos de descontracção e relaxamento.

       
    Referenciado em:

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