Itáu Unibanco

http://www.itau.com.br

Boas Práticas Implementadas

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    Extreme makeover

    De modo a desenvolver soluções e processos inovadores, o Itaú Unibanco participa activamente em projectos realizados em parceria com a envolvente negocial em que se insere. Exemplo claro desta preocupação, é o desenvolvimento do projecto “Extreme Makeover Tecnológico e Financeiro” que decorre desde 2006, como resultado de uma iniciativa entre a Microsoft e o Itaú, sendo inclusivamente divulgado mensalmente em formato de relato jornalístico pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) da Editora Globo. O Projecto tem por objectivo demonstrar ao mercado das PMEs que, independentemente da sua actividade e dimensão, todas as Organizações estão preparadas para adoptar melhores práticas de gestão e, dessa forma, melhorar o seu desempenho bem como tornar o seu negócio mais eficiente e sustentável.

    Referenciado em:
  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de interfaces e do conhecimento

    Site Fornecedores Itaú

     

     

    O Itaú Unibanco desenvolve iniciativas no sentido de estar continuamente em comunicação com a sua envolvente externa. Exemplo dessas iniciativas foi a criação de um canal exclusivo de relacionamento com os seus Fornecedores – Site Fornecedores Itaú. Para além da partilha de informação entre as partes interessadas, a partir do site é possível  aceder ao Código de Ética Corporativo do Itaú, bem como às suas directrizes de responsabilidade socioambiental, por forma a direccionar correctamente a actuação dos Fornecedores do Banco.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência

    De forma a contribuir positivamente para a sociedade em geral e, em particular, para as comunidades em que se insere, o Itaú Unibanco desenvolveu um programa inovador para atrair, reter e desenvolver capacidades de Colaboradores com deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais.

    Para integrar os quadros do Banco, apenas é requerido aos candidatos que se encontrem alinhados face aos perfis definidos para as diversas funções a desempenhar no Banco, assim como o é no caso de Colaboradores que não apresentam qualquer tipo de incapacidade.

    Como resultado, o Banco já facultou emprego a mais de 4.000 Colaboradores com deficiência, que contribuem  actualmente de forma activa para o crescimento do Itaú.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Programa Voluntários Itaú Unibanco

    Em conformidade com o espírito de preocupação e vontade em contribuir para o bem-estar da sociedade em que se insere, o Itaú Unibanco desenvolveu um Programa de Voluntários, criado para apoiar todos os Colaboradores e ex-Colaboradores do Banco que pretendam contribuir activamente em acções sociais.

    O Programa foi estruturado de forma a que os participantes troquem experiências, promovam discussões, divulguem eventos e oportunidades de trabalho voluntário e,  em conjunto, contribuam para uma sociedade mais justa.

    Para auxílio a estas iniciativas, o Banco desenvolveu um site específico para o efeito - http://www.ivoluntarios.org.br

    Referenciado em:
    //ww2.itau.com.br/sustentabilidade/_/iniciativas/Colaboradores/Colaboradores-programa-voluntarios-itau-unibanco.aspx 
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Fundo Itaú Ecomudança – incorporação das tendências e preocupações da sociedade na oferta de serviços

    O Itaú Unibanco desenvolveu um Fundo - Itaú RF Ecomudança – totalmente inovador, dado ser o primeiro fundo brasileiro a contribuir para o meio ambiente, ao mesmo tempo que assegura rentabilidade ao investidor.

    Em paralelo, o Banco disponibilizou, por via do seu site institucional, um simulador de emissões de CO2, em que os utilizadores respondem a um questionário sobre o seu padrão de consumo doméstico, de transporte e de viagens aéreas. A partir dessas informações, o utilizador recebe automaticamente a referência de quanto precisará de investir para reduzir as emissões de CO2 eq. por forma a compensar o seu nível de emissões.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Microinvest - soluções inovadoras de outros países poderão ser aplicadas no seu

    Por forma a dar resposta a pedidos de crédito de valor reduzido, comparativamente aos tipicamente solicitados ao sistema bancário em geral, e reconhecendo a realidade da sociedade em que actua, o Itaú Unibanco desenvolveu um serviço de crédito inovador face à oferta tradicional neste ramo, orientado para pequenos empreendedores pertencentes a escalões sociais e comunidades de reduzido poder de compra -  Microcrédito.

     

     

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    Campanha “Feito para você” –mensagens de cariz emocional e de proximidade com o Clientes

    O Itaú Unibanco desenvolveu em 2010 uma campanha publicitária inovadora para a realidade Bancária brasileira. Contrariamente ao tipicamente efectuado pela Concorrência, o Banco optou por se afastar das campanhas publicitárias orientadas para o produto e criou uma campanha estruturada por forma a transmitir uma mensagem de cariz emocional, que o aproxima dos Clientes.

    Nesta campanha, factores como a inovação e a detecção de necessidades ainda não percepcionadas pelo Cliente, são uma constante, transmitindo de forma clara, uma mensagem de confiança e proximidade quer para os actuais Clientes, quer para os potenciais.

    Multimedia:
  • Grandes Tendências - Open Innovation

    Fórum Clientes

    Itaú Unibanco recorreu a um sistema de Open Innovation para detecção de oportunidades de melhoria e ideias inovadoras para o seu negócio, nomeadamente através da criação do “Fórum Clientes”. Esta plataforma foi criada para que os Clientes pudessem partilhar directamente com o Banco sugestões, opiniões e melhorias a considerar relativamente a produtos e serviços. Os Clientes a envolver neste sistema são seleccionados a partir da base de dados de Clientes do Banco.

    Das ideias ou sugestões geradas a partir deste mecanismo, destacam-se o alargamento do horário para pagamento de contas por telefone em 30 horas e diversas alterações ao sistema de Internet Banking.

    Referenciado em:

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