IKEA

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Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    Encorajar uma cultura de Inovação

     

     Desde o início da sua actividade, que a inovação faz parte do ADN do IKEA. De facto, a imagem de marca da Organização sempre esteve associada à produção de artigos  decorativos com design atractivo, detentores de a uma relação preço/qualidade bastante vantajosa para os Clientes, o que representa claramente uma vantagem  competitiva perante a concorrência.

     Para o desenvolvimento deste modelo de negócio o IKEA faz-se suportar por uma cultura fortemente direccionada para a inovação, através de uma estrutura organizacional  estreita, simples e desenvolvida horizontalmente, apresentando por isso um sistema pouco burocrático e flexível. Esta framework permite que todos os Colaboradores do  IKEA contribuam activamente para a inovação na Organização, com a partilha de ideias para novos produtos, melhores sistemas de produção, mais eficientes modelos de  negócio, bem como outras sugestões que influenciam a actividade da empresa. Com a referida estrutura, a Organização não só obtém um maior número de ideias  inovadoras, bem como apresenta taxas superiores de implementação destas mesmas, comparativamente aos níveis verificados em empresas com estruturas  organizacionais consideradas tradicionais.

     Em suma, a estrutura do IKEA é um dos segredos para o seu sucesso, em que as ideias que alimentam o crescimento da Organização são facilmente identificadas,  comunicadas e implementadas, permitindo que o tempo de chegada ao mercado de produtos diferenciadores da concorrência seja mitigado substancialmente.

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  • Criar condições para estimular a inovação - Liderança

    Liderança e empreendedorismo nas origens do IKEA

     

     Ingvar Kamprad, fundador do IKEA, desde cedo demonstrou ter um espírito empreendedor e uma ampla visão negocial. Apenas com cinco anos já vendia caixas de fósforos  de porta em porta, e aos dezassete, a partir de um pequeno negócio de venda de lápis, criou uma empresa de produtos tão variados como sabão, sementes e meias, que  atribuiu o nome de IKEA.

     Aos 23 anos, após ter analisado e compreendido o negócio do mobiliário através da aprendizagem da arte da carpintaria, Kamprad viu o seu verdadeiro sonho concretizado -    desenvolver um negócio inovador no mercado do mobiliário. Desde então, o crescimento desta Organização ultrapassou as suas mais ambiciosas expectativas, possuindo  actualmente 225 lojas em mais de 30 países, alcançando um volume de negócios anual superior a US$ 17 mil milhões e empregando sensivelmente 90.000 pessoas, fazendo  do seu fundador um dos homens mais ricos do mundo, com um património pessoal estimado em US$ 18.5 mil milhões.

     Apesar da fortuna que alcançou, Ingvar Kamprad continua a ser um exemplo de dedicação, esforço e simplicidade para todos os Colaboradores do IKEA, sendo o maior dos  exemplos vivos dos valores da multinacional que fundou. Kamprad, desde sempre evitou o luxo, e apesar da sua fortuna, continua fiel aos seus princípios, voa em classe  económica, conduz um discreto Volvo, não usa fato nem gravata e utiliza frequentemente transportes públicos.

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  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    Parcerias para um melhor meio-ambiente

     

     

    Para além da sua actividade principal desenvolvida na indústria do mobiliário, o IKEA desenvolveu, durante a sua já longa história, diversas parcerias estratégicas, por exemplo no âmbito de projectos de cariz de responsabilidade social e ambiental. De entre diversos objectivos, os projectos desenvolvidos defendiam a aplicação de práticas de gestão responsáveis, o combate à extracção ilegal de madeira, investigação florestal e apoio à educação. Neste âmbito, são de destacar as seguintes parcerias desenvolvidas pelo IKEA:

    IKEA & WWF Co-operation
    Projectos desenvolvidos para promover e garantir o cumprimento das restrições legais existentes no âmbito do comercio florestal.

    IKEA &Rainforest
    Projecto de promoção do programa de sensibilização para a importância da certificação para exploração florestal responsável na China - Forest Stewardship Council (FSC).

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  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Em 2011, o IKEA pretende instalar painéis solares em oito dos seus estabelecimentos na Califórnia

    Reconhecendo a importância que as Organizações multinacionais podem e devem representar para a construção de um Mundo mais sustentável, o IKEA deu início, no ano de 2010, a um projecto que pretende diminuir a sua dependência em energias não renováveis, instalando para o efeito painéis solares em oito das suas lojas de atendimento ao público na Califórnia (90% do total de estabelecimentos existentes neste Estado). Prevê-se que esta iniciativa seja dada como finalizada durante o ano de 2011, e a partir da mesma o IKEA disponha de um total de 4,5 mil megawatts (MW) de capacidade de geração solar, através de 20.000 painéis, e uma produção anual de 6,65 milhões de kilowatts hora (kWh) de electricidade.

    Em termos comparativos, o referido projecto representa uma oportunidade para o IKEA diminuir a sua pegada de carbono, na medida em que se irá reflectir numa redução de 5.268 toneladas de dióxido de carbono (CO2) no Estado da Califórnia , o equivalente à emissão de 914 automóveis durante um ano.

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  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Comida IKEA

    Após ter alcançado o sucesso na indústria mobiliária, o IKEA procurou diversificar e complementar a sua oferta através da sua de uma inovação nos serviços prestados – Restaurante IKEA.

     

     

    As pessoas que se deslocam aos estabelecimentos da empresa poderão desfrutar de um espaço de restauração criado com base nos mesmos padrões de simplicidade e facilitismo do quotidiano presentes nos produtos IKEA. A oferta nestes espaços é composta desde refeições completas até aos mais simples produtos de cafetaria, servidos num ambiente descontraído a preços bastante atractivos, transmitindo assim uma imagem consonante com a filosofia de negócio da empresa – boa relação qualidade/preço.

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  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Flat Packing

    Uma das principais inovações que potenciaram o negócio do IKEA, provém de uma ideia inovadora e engenhosa de um dos seus primeiros Colaboradores, que na impossibilidade de transportar facilmente uma mesa que tinha construído, decidiu redesenhá-la por forma a que as suas pernas se pudessem tornar amovíveis. Ingvar Krampad, fundador da Organização e deste negócio multimilionário, compreendeu o verdadeiro potencial da transposição deste conceito revolucionário para os restantes produtos IKEA. Criou-se assim o conceito de Flat Packing, uma das principais características desta empresa e uma das mais reconhecidas como geradoras de valor para os seus Clientes.

    Para além dos benefícios associados à simplicidade de transporte dos produtos, este sistema permite igualmente reduzir o espaço necessário para o armazenamento dos produtos, a redução dos custos referentes à sua montagem, a qual também requeria disponibilidade de espaço nos estabelecimentos de fabrico, a diminuição dos custos de transporte e consequentemente a redução dos custos para o consumidor final.

    Desta forma, uma das chaves para o sucesso do IKEA provém, não só, mas também, de uma ideia brilhante que para além de representar uma forma revolucionária de desenho de produtos, reflecte ainda a filosofia, valores e espírito de simplicidade seguidos pelo IKEA.

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  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    Outdoors IKEA com mobiliário real

     

     

    O IKEA procura marcar a diferença não só pelo seu modelo de negócio inovador, mas também através da utilização de outdoors irreverentes. Numa das campanhas de Natal e de Ano Novo, a Organização inovou em diversas cidades Europeias apresentado outdoors que simulam estas datas festivas na casa de um comum cidadão, mobilada inteiramente por produtos IKEA. A novidade está no facto do outdoor ter sido construído por mobílias reais da empresa e não pelas típicas impressões que usualmente são aplicadas nestas estruturas.

    A campanha de marketing provou ter sido um sucesso e gerou um efeito de buzz junto das comunidades e dos media das cidades onde esta técnica foi aplicada.

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  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    IKEA em Brooklyn, Nova Iorque

     

    Por forma a atrair a atenção da comunidade de Nova Iorque acerca da abertura da primeira loja IKEA na cidade, a Organização desenvolveu uma campanha de marketing que certamente não passou despercebida à comunidade nova-iorquina.

    A empresa montou quartos inteiramente mobilados com produtos IKEA em diversos pontos estratégicos da cidade, podendo estes ser visitados gratuitamente pelos mais curiosos. Estes espaços foram ainda construídos dentro de estruturas que se assimilavam a caixas de cartão IKEA de grandes dimensões, transmitindo a sensação de que os produtos da empresa são facilmente transportados, apresentam uma grande mobilidade e são simples de construir, incentivando, por isso, a sua compra.

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  • Grandes Tendências - Redes Sociais

    IKEA no Facebook

    Nos dias que correm, suportes multimédia e digitais estão cada vez mais a tornar-se presença constante no quotidiano da sociedade em geral. Conscientes deste facto, é crescente o número de Organizações que utilizam redes sociais online como veículo para melhorar a percepção das suas marcas junto dos consumidores. Neste sentido, não é de surpreender que o mercado se adapte a esta nova realidade e invista fortemente neste tipo de suportes, por exemplo através da aplicação de recursos em campanhas de marketing desenvolvidas inteiramente online.

     

     

    Exemplo do referido, foi a aposta do IKEA em 2009 no desenvolvimento de uma campanha de Marketing, para promoção de um novo estabelecimento da empresa em Malmö (Suécia), inteiramente disseminada através da rede social Facebook. Tirando partido da funcionalidade de aplicar “tags” nas fotografias de perfil dos utilizadores da plataforma, o Gerente do novo estabelecimento alimentou durante duas semanas a sua conta de perfil com fotografias de diversos espaços e artigos da loja.

    O primeiro utilizador do Facebook  (necessariamente associado à conta do Gerente) a aplicar um “tag” a uma fotografia dos referidos espaços, ganharia o produto IKEA nesta presente.  Sendo que a acção de aplicar “tags” a imagens é visível para toda a  rede de amigos virtuais de quem a executou, o número de utilizadores do Facebook a terem conhecimento da campanha do IKEA aumentou rapidamente, tirando partido do efeito viral inerente à plataforma.

    Como resultado final, a popularidade do novo estabelecimento subiu drasticamente e a campanha inovadora é actualmente considerada um caso de sucesso.

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