H Tecnic

http://www.htecnic.pt

 

A H Tecnic - Construções, Lda. é uma empresa do Grupo HCI Construções, S.A., criada com o objectivo de se dedicar à reabilitação do património construído e ao reforço de estruturas. Fundada em 2002, a empresa dispõe de pessoal qualificado, com experiência nas actividades de reparação, consolidação estrutural e restauro. Possuindo meios técnicos e humanos de elevada competência, a sua estrutura está preparada para dar resposta a todas as exigências deste sector, nomeadamente nas fases de diagnóstico e execução. Procurando sempre as melhores soluções para cada caso, a empresa aposta na inovação, baseada na constante actualização dos métodos construtivos e dos materiais mais inovadores do mercado.

 

Processo de Certificação

Durante o ano 2009, a empresa incluiu no seu Sistema de Gestão um Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, com base na Norma Portuguesa 4457:2007, sistematizando os processos de geração da inovação dentro da empresa.

 

 

A H Tecnic identificou um grupo de parceiros que têm sido impulsionadores da inovação na sua actividade, entre os quais o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Ciências de Lisboa.

Para a H Tecnic, o envolvimento com as universidades cria, além das parcerias desenvolvidas nas quais partilhamos e geramos conhecimento, também uma fonte de possível recrutamento.

De igual forma, foram efectuadas actividades de criatividade interna, brainstorming, formações e outras actividades que possibilitaram o desenvolvimento do sistema. Como resultado deste esforço da empresa, a mesma obteve a sua certificação em Dezembro de 2009. Durante o ano, houve ainda algumas actividades que possibilitaram o desenvolvimento da empresa nesta área, como sendo a submissão da empresa ao «Innovation Scoring», e, posteriormente, a adesão à Rede PME COTEC, que ocorreu em Dezembro de 2009. Esta adesão possibilita à empresa uma fonte de conhecimento e benchmarking com as melhores práticas e a fertilização cruzada com as organizações que a rede pode trazer.

Apresenta-se de seguida o processo de Investigação, Desenvolvimento e Inovação desenvolvido na H Tecnic, com o qual pretendemos gerar novas fontes de conhecimento da empresa que possibilitam uma maior competitividade.

 

 
 
 

José Maria Pereira Coelho

Presidente do Conselho de Gerência
 

H Tecnic nasce por uma oportunidade identificada no mercado, no sector da reabilitação e reforço de estruturas bem como na conservação e restauro, oportunidade esta que carece de uma constante procura de formação, tecnologia e materiais inovadores. Cada trabalho efectuado é um novo desafio à criatividade da H Tecnic.

A excelência do serviço prestado foi sempre acompanhada por desafios que a empresa resolve empreender. É nesta busca que surge em 2004 a certificação com base na norma NP EN ISO 9001 (Qualidade), respondendo às necessidades dos seus clientes, encontrando a melhor solução no menor prazo, a custos mínimos. Em 2005 reafirmou os seus princípios obtendo a certificação em Segurança e Saúde no Trabalho (OHSAS 18001), com a qual procura executar os seus trabalho com segurança  para as pessoas e bens. A constante procura de melhoria parte do seio da organização, e com ela a empresa alcança em 2007 a certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001), com o qual assume publicamente o seu compromisso com a redução dos seus impactes ambientais. É nesta constante procura pela excelência que a empresa assume mais um desafio, a certificação com base na norma SA 8000 (Responsabilidade Social), que é conseguida em 2008.

Este é o conceito-base da inovação da empresa. Alicerçada nas suas soluções inovadoras salientes na execução do seu trabalho e no seio da organização, um último desafio é alcançado em 2009, com a obtenção da certificação do seu Sistema de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (pela NP 4457:2007).

 

Boas Práticas Implementadas

  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de interfaces e do conhecimento

    Devido a um mercado cada vez mais exigente e a uma competição que aumenta exponencialmente, é importante para a H Tecnic - Construções, Lda. um aprofundamento cada vez maior das técnicas utilizadas na Área de Reabilitação e Reforço de Estruturas, por forma a optimizar os meios, a melhorar continuamente a qualidade e a aumentar a durabilidade do trabalho executado. Para a empresa poder alcançar estes objectivos, a gestão de conhecimento é fundamental, não só na transmissão dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua vivência, mas também na procura de novas soluções para os desafios da actividade e de mercado. Importa referir que a diversidade de intervenções, seja em obras de arte, edifícios ou estruturas, e a variabilidade de desafios técnicos são uma constante nos trabalhos executados pela H Tecnic.

    O desafio de capturar conhecimento tácito para que possa ser partilhado é assumido através do sistema de gestão integrado (SGI) em revisão permanente de forma a reflectir a melhor prática. As alterações ao SGI são comunicadas aos colaboradores através da aplicação «EasyDocs» e de formação específica. Percebendo que é na experiência da sua equipa que reside parte importante do sucesso da H Tecnic, são mantidas actividades constantes de sedimentação e partilha de conhecimento tácito. Nesta dimensão importa referir a manutenção de registos compreensivos de projectos anteriores, fundamentais para a actividade comercial, e as reuniões de produção, com a abordagem às Obras como ponto permanente de agenda.

    A H Tecnic está consciente de que o sucesso do passado é apenas uma parte do sucesso do futuro. O acesso a novas soluções e conhecimentos, a antecipação de tendências, é algo que tem vindo a ser assumido como central na H Tecnic. O Sistema de Gestão da IDI vem assim sistematizar a procura da inovação com vista a colmatar estas necessidades.

    A clarificação da rede de actores envolvidos nas actividades de inovação e o portefólio de projectos em curso são já hoje caminhos percorridos para a produção e aquisição de conhecimento.
     

    COMUNICAÇÃO

    O facto de a H Tecnic executar obras em qualquer local do país, torna por vezes inacessível o acesso e a partilha de informações e dados com relevância para o seu desempenho. Neste contexto, houve a necessidade de procurar uma solução inovadora que permitisse o melhor desempenho do seu Sistema de Gestão Integrado e uma forma de comunicação interna optimizada.

    A ideia inicial do projecto, a de obter um sistema que permitisse a gestão do processo de obra, acabou por se estender aos restantes processos da empresa, tornando-se uma ferramenta não só de gestão como de optimização documental e de comunicação.

    Todo o projecto foi efectuado de acordo com o seguinte fluxograma:

    Foi criada uma equipa de projecto que definiu todas as etapas e que garante o acompanhamento e seguimento do mesmo. Durante todo o decorrer do projecto, houve a necessidade de superar a resistência à mudança por parte dos trabalhadores, tendo sido para tal efectuadas várias acções de formação, e tornar faseada a implementação deste sistema. Com este projecto tornou-se possível aceder remotamente a toda a documentação da empresa, gerir os seus processos, efectuar rapidamente qualquer partilha de informações e dados. A disponibilidade de uma aplicação como esta produz uma redução de tempo para a gestão documental, além de induzir uma maior partilha de conhecimento.

    A expectativa da H Tecnic é a de que a aplicação desta ferramenta se traduza numa vantagem competitiva na gestão de conhecimento, mas também seja geradora de outras mais-valias, nomeadamente a redução de consumo de papel e a optimização do seu sistema de facturação.

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Capital Humano

    O Cais das Colunas, a porta de entrada da cidade de Lisboa, no Terreiro do Paço, foi desmontado no Verão de 1997 devido a obras de prolongamento da linha azul do Metro. A H Tecnic foi convidada para a reposição deste monumento pela Metropolitano de Lisboa, devido à sua vasta experiência nesta área de intervenção.

    A obra apresentava duas grandes dificuldades: a primeira associada ao facto de os blocos constituintes do Cais se encontrarem armazenados longe do mesmo; e a segunda pelo desconhecimento das características de permeabilidade do aterro e a influência que a proximidade do Rio Tejo poderia ter nos trabalhos de escavação. O facto de os blocos terem de ser preparados antes de colocados no seu local original (remoção de elementos metálicos, preenchimento de lacunas, limpeza, etc.) inviabilizou a opção de armazenamento remoto.
    Foi necessário criar uma zona contígua ao Cais, para armazenamento e distribuição dos blocos, que não originasse uma sobrecarga significativa sobre o túnel do metro, cujo traçado estava dentro da área de influência dos trabalhos.

     

     

    Este armazenamento foi feito de acordo com a sequência de montagem programada, obedecendo a critérios muito apertados, os quais conduziram a uma boa fluência na
    «alimentação» dos blocos à frente de trabalho, permitindo um ritmo bastante elevado na remontagem do Cais.

    Esta mais-valia na organização e optimização dos meios só foi possível pelo facto de a empresa possuir trabalhadores com elevada preparação e capacidade de gestão. A capacidade inovadora dos colaboradores, aliada à procura constante da rentabilização de meios humanos e materiais, teve como consequência a alteração inicial do método construtivo, conseguindo-se uma redução significativa no prazo da empreitada, sem qualquer diminuição na segurança e na qualidade da mesma.

    O novo método construtivo consistiu na execução de uma ensecadeira, através da estabilização dos seus taludes com uma camada de enrocamento, permitindo alargar as frentes de trabalhos e realizar a obra «a seco».

     

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    A H Tecnic identificou um grupo de parceiros que têm sido impulsionadores da inovação na sua actividade, entre os quais o Instituto Superior Técnico (IST) e Faculdade de Ciências de Lisboa.

    Para a H Tecnic, o envolvimento com as Universidades, permite:

    • a parceria em projectos de investigação e desenvolvimento, através de ideias sugeridas pela empresa ou pela própria instituição,
    • a divulgação da empresa,
    • a obtenção de conhecimento tecnológico.

    No sentido de sistematizar o envolvimento existente, a empresa conseguiu em Janeiro de 2011 um protocolo de colaboração académica, científica e tecnologia entre o IST e a H Tecnic. Entre as cooperações enunciadas destaca-se a parceria para projectos na área de Investigação e Desenvolvimento, que vem formalizar a ligação existente nos projectos de IDI desenvolvidos na empresa.

Powered by