General Electric

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Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    Motivar continuamente os Colaboradores

    A GE desenvolve frequentemente tecnologia inovadora que conduz à resolução dos mais diversos e complexos problemas com que actualmente o Mundo se depara. De forma a motivar continuamente os seus Colaboradores para a procura de respostas a estes problemas e alimentar uma cultura organizacional direccionada para a inovação, a GE desenvolveu um Spot Televisivo onde são apresentadas as pessoas que estão por detrás da concretização da inovação - os seus Colaboradores.

    Neste Spot Televisivo, são mostradas desde turbinas de gás até scanners de TAC em pleno processo de produção. Este processo decorre nos mais variados locais de fabrico que a GE dispõe, desde os Estados Unidos da América até à Índia, e é executado por Colaboradores que demonstram um trabalho rigoroso e preciso.

    Campanhas como esta, representam o compromisso e enraizamento da inovação da cultura organizacional da GE.

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  • Criar condições para estimular a inovação - Liderança

    Investir nos líderes de amanhã

    A Organização acredita que o trabalho de todos os funcionários faz a diferença. NaGE, cada Colaborador é percepcionado como um potencial líder que poderá afectar o futuro da indústria.

    A Organização reconhece de forma activa e púbica os Colaboradores que, dada a natureza do seu trabalho e do mercado em que a empresa se insere, são naturalmente incentivados a inovar numa base diária, por forma a dar resposta às mais diversas exigências dos consumidores e níveis de competitividade da Concorrência.

    Como forma de mostrar o seu reconhecimento, a Organização desenvolveu e disponibilizou no seu site oficial, diversos filmes em que os próprios Colaboradores partilham de forma breve o que compõem num dia de trabalho na GE e denominou-o "A day in the life of an innovator".

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  • Criar condições para estimular a inovação - Estratégia de Inovação

    Inovação no ADN da Organização

    A genialidade de Thomas Edison alterou o rumo da história da Humanidade e da economia à escala global. A sua capacidade visionária e percepção das necessidades do futuro fizeram com que o inventor cultivasse nas diversas Organizações que criou, incluindo a General Electric (inicialmente Edison General Electric Company), uma estratégia de inovação vincada, sendo parte constituinte do ADN das mesmas.

    A estratégia organizacional da General Electric foca-se na diversificação de serviços e tecnologias a estes associados, sendo suportados por 10 Centros Tecnológicos de Pesquisa, especializados por diferentes áreas de investigação. Estes centros, representam pilares essenciais para a General Electric concretizar a sua estratégia de inovação, através da constituição de equipas de trabalho multifacetadas e multiculturais agrupadas de forma a desenvolver projectos experimentais e incrementais.

    Este dinamismo presente na filosofia de negócio da Organização, potencia os níveis de motivação dos Colaboradores para a inovação, fazendo com que a partir da junção de esforços e da criação de sinergias entre diferentes conhecimentos, sejam desenvolvidos produtos e serviços inovadores.

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  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    Sinergias entre GE e Universidade de Dayton

    GE, enquanto líder na construção de sistemas de energia eléctrica para o ramo da aviação, aposta fortemente na investigação e desenvolvimento de sistemas inovadores para este mercado. Para o efeito, a Organização investe em parceriascom diferentes entidades, desde Universidades até Pólos Tecnológicos.

    A título de exemplo, salienta-se o acordo de I&D celebrado com a Universidade de Dayton, para a partilha de experiências e esforços no desenvolvimento da tecnologia que é expectável prevalecer para a operacionalização dos futuros voos eléctricos.

    Até ao momento em que esta tecnologia estiver totalmente operacional para comercialização, a GE aposta na promoção das vantagens associadas aos voos eléctricos e partilha com o Mundo da aviação e os seus fãs as conquistas já obtidas a partir das referidas parcerias, tal como acontece anualmente em Oshkosh, um festival aéreo mundialmente reconhecido, onde o impossível é tornado realidade.

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  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Contribuir para o bem-estar da comunidade

    Face à sua dimensão, o desenvolvimento da actividade negocial da General Electric impacta e afecta a sua envolvente externa, nomeadamente, a sociedade em geral. Consciente deste facto, a GE assume a responsabilidade de contribuir para o bem-estar das comunidades que a rodeiam.

    Para o efeito, de entre diversos mecanismos de interacção com a sociedade, salientam-se as iniciativas de partilha de conhecimento e estímulo a um maior interesse das crianças e do ensino em geral, relativamente à tecnologia, engenharia e investigação associadas às diferentes áreas de actuação da Organização.

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  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de ideias

    Sistema "Work-Out"

    Para a Gestão de ideias no âmbito da inovação, a GE desenvolveu e implementou um sistema de "Work-Out". O conceito é bastante simples: a Organização acredita que aqueles que estão mais próximos do trabalho (Work-Out) são os que na verdade o conhecem melhor.

    Por esse motivo, quando os Colaboradores dispõem de ideias, independentemente do seu cargo ou função, são convidados a partilhá-la e, de acordo com a viabilidade e disponibilidade existentes, a implementá-la.

    Para partilha das referidas ideias inovadoras, o sistema "Work-out" fazse suportar pela execução de "Reuniões Gerais" que, desta forma, possibilitam à GE o acesso a um recurso ilimitado de imaginação e energia dos seus talentosos Colaboradores. Esta metodologia representa assim uma fonte inesgotável de criatividade, energia e produtividade desencadeada a partir do trabalho quotidiano da Organização.

    É ainda de referir que pelo facto deste sistema estar disponível transversalmente à Organização, a GE aboliu as tradicionais barreiras entre os Colaboradores, colegas de trabalho e Gestão de Topo, para dar lugar à cooperação interdisciplinar e interdepartamental.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Revolucionar o potencial do raio X e da medicina a partir da biomimética

    A partir de uma ideia inspirada na natureza (para mais informação ver tópico Sabia que - Biomimética), que consistia em aproveitar as propriedades associadas a pedras preciosas, nomeadamente o seu potencial reflector, os cientistas da GE criaram o primeiro scanner de TAC de alta definição em 20 anos (CT750 HD). O desenvolvimento deste produto representa um grande avanço tecnológico no processamento de imagens para fins de diagnósticos médicos, que veio revolucionar a qualidade de imagem e nitidez dos TACs tradicionais.

    O CT750 HD marca a próxima geração de tomografia computadorizada que proporciona uma nitidez de imagem e velocidade inexistentes até à data, permitindo ainda reduzir significativamente a dose de raios-X aplicados nos doentes.

    Com esta nova tecnologia, os médicos são capazes de diagnosticar uma doença com um nível de confiança incomparavelmente superior à efectuada hoje em dia, e assim melhorar o tipo de assistência prestada aos pacientes.

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  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    A GE constrói a Cidade do Futuro

    Imagine a primeira cidade do Mundo com zero emissões de carbono. Uma cidade sem carros, alimentada pelos seus próprios elementos, onde, por exemplo, a água da chuva é totalmente reutilizada. Com a ajuda da General Electric, este sonho irá tornar-se realidade no deserto de Abu Dhabi.

    Em Masdar City, centro da General Electric Ecomagination, a Organização irá desenvolver as tecnologias inovadoras e os serviços necessários para garantir a sustentabilidade do nosso planeta no futuro, simulado a uma escala menor.

    Os resultados desta fase piloto serão posteriormente aplicados à escala real na Cidade do Futuro.

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  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Novos meios de fornecimento de energia para carros eléctricos com design atractivo

    Caso 10 mil automobilistas que possuem actualmente carros a gás, mudassem para veículos eléctricos, as emissões de CO2 seriam reduzidas em 33 mil toneladas ao ano - o equivalente às emissões anuais de CO2 de 6.500 carros tradicionais nas estradas dos Estados Unidos da América.

    Os veículos eléctricos têm o potencial para revolucionar a indústria dos transportes. No entanto, por forma à sua adopção em grande escala, de entre muitos outros requisitos, a rede eléctrica terá necessariamente de ser modernizada e as estações de carregamento/ abastecimento terão de ser de fácil, rápido e simples acesso.

    O novo carregador de veículos eléctricos - GE WattStation ™ - é projectado para ajudar a enfrentar estes desafios. Combina a funcionalidade ao design atractivo para o utilizador final e reduz ainda significativamente o tempo necessário para o carregamento dos veículos. De acordo com a empresa produtora, "Pode-se afirmar ter-se desenvolvido um bom design quando uma nova tecnologia passa a fazer parte das nossas vidas e torna-a mais simples, saudável e agradável."

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  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Processo

    A GE adapta processo para garantia da qualidade dos seus produtos

    Em 1995 os resultados de um survey efectuado junto dos Colaboradores da GE, indicava níveis de satisfação reduzidos face à percepção da qualidade dos seus produtos e processos. Nessa sequência, Jack Welch - Presidente da General Electric - iniciou o projecto Six Sigma (processo de negócio que permite às empresas aumentar drasticamente os lucros através de operações de racionalização, melhoria da qualidade e da eliminação de defeitos ou erros) que se apresentou como o maior deste género alguma vez desenvolvido pela Organização.

    O Six Sigma foi dos mais ambiciosos objectivos já traçados pela GE, tal como anunciou o seu Presidente - "num prazo de quatro anos não queremos ser só os melhores em termos de qualidade, mas pretendemos ter uma empresa 10.000 vezes melhor do que os nossos Concorrentes." (…) "Queremos transformar a nossa qualidade em algo tão único, tão valioso para os nossos Clientes, tão importante para o sucesso, que os nossos produtos representarão a única escolha com valor real."

    Efectivamente num espaço de 4 anos, a implementação do Six Sigma gerou ganhos líquidos na ordem dos 1.500$ milhões.

    Referenciado em:
    Bartlet Christopher Harvard Business Review Maio 2005 pp 12 13; 23 

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