Facebook

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Empresa nº2 no ranking “The world’s 50 most innovative companies 2012” da Fast Company

Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Liderança

     

    O crescimento do Facebook (FB) cresceu em paralelo com a mística criada à volta de Mark Zuckerberg – fundador e atual CEO do Facebook. Muitas foram as críticas que ele recebeu quando apareceu de capuz na cabeça numa reunião com potenciais investidores em Nova Iorque. Mas as características de liderança que este jovem tem vindo a revelar criaram no público um enorme fascínio, fazendo de Mark uma personagem histórica.

     

    Quanto ao seu estilo de liderança, foram identificados três elementos chave que podem ser entendidos como conselhos dados por Mark

    • O carisma faz par com a vulnerabilidade;
    • Os líderes estão expostos a avaliação por parte do público;
    • Os líderes não se devem isolar.
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  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    Os relacionamentos externos contribuíram para a divulgação e dinamização desta rede social. Grande parte (ou a maioria) das empresas permitem acesso ao FB através do seu web site oficial – quer para a pessoa seguir a fan page da empresa, quer para saber qual a ligação entre os seus amigos e o website.

     

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  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Foi criada a página “Green on Facebook”para mostrar ao público a preocupação ambiental desta empresa – nas práticas de trabalho, nas parcerias que mantém, e através da plataforma propriamente dita. A página conta já com 129.500 gostos.

    O FB começou a promover histórias em que o papel desta rede social é preponderante para a felicidade das pessoas. A primeira Facebook Story fala de um rapaz indiano a quem o FB ajudou a recuperar a memória que perdeu por motivos de saúde.

     

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  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Em setembro de 2011 foi criado o timeline, um novo tipo de perfil que mostra a atividade do utilizador (fotografias, vídeos, comentários publicados, eventos, entre outros) de forma cronológica. Paralelamente foi criado o activity log de maneira a permitir a revisão da atividade desde que o utilizador criou a sua conta no FB.

    Ao nível do telemóvel foram recentemente lançados produtos, como uma aplicação de camara fotográfica e versões melhoradas da aplicação Facebook e Facebook Messenger – para smart phones.

     

     

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  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    O fenómeno do social media marketing tem-se tornado cada vez mais relevante para comunicação. Estima-se que, em 2012, 94% das empresas com departamento de Marketing utilizaram as redes sociais como meio de comunicação de novos produtos/serviços, de eventos, etc. (dados retirados do 2012 Social Media Marketing Report).

    O FB é hoje o site número um para o social media marketing. Através da criação de páginas de fãs, as empresas podem comunicar com um vasto número de pessoas a um custo mínimo, aumentando o número de vendas e promovendo a fidelização do cliente. 

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  • Criar condições para estimular a inovação - Estratégia de Inovação

    A missão do FB é permitir a partilha e tornar o mundo mais aberto e interligado.

    Quando Mark criou o FB, as pessoas que o rodeavam revelaram alguma resistência quanto à ideia de ter uma página pública na internet com as suas informações pessoais. Foi aí que Mark descobriu a importância da ferramenta privacidade. Uma vez criada a opção de manter a página privada, a adesão ao FB não parou de crescer, espalhando-se pelo mundo. O FB foi evoluindo, tornando-se possível partilhar fotos, criar grupos, comentar e gostar da atividade de outros, ouvir música e ver filmes em conjunto (online). Em cada uma destas ferramentas é possível escolher preferências de privacidade e é graças a isso que as pessoas partilham tantos acontecimentos das suas vidas. 

    O FB tornou-se a maior rede social a nível global.Se fosse um país seria o terceiro maior a nível populacional, depois da China e da Índia. Em Agosto de 2012, o número total de utilizadores registados rondava os 903 milhões, o que significa que mais do que um em cada dez habitantes do mundo utilizam o FB. À mesma data o número de contas portuguesas nesta plataforma rondava os 4 milhões e meio. 

    Os dados do segundo trimestre de 2012 afirmam que esta rede conta com cerca de 1 bilião de utilizadores mensais, metade dos quais utilizam a rede diariamente. Feitas as contas, em média uma pessoa passa 19 minutos por dia a navegar na plataforma. 

     

     

    O FB deu entrada em bolsa a 18 de Maio de 2012. Foram colocadas no mercado mais de 420 milhões de ações, cujo valor inicial era de 38 dólares por unidade. Inicialmente previa-se que o FB se iria tornar a segunda maior empresa cotada em bolsa americana. Contrariamente ao previsto, as ações desvalorizaram até, pelo menos, 18,75 dólares em Agosto do mesmo ano. Esta quebra corresponde a quase 50% do valor inicial das ações.

     

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  • Grandes Tendências - Redes Sociais

    O FB tem uma página corporativa na sua própria rede social, com cerca de 71 milhões de “gostos”, e no Twitter, onde tem aproximadamente 4 milhões de “seguidores”. Estas páginas são utilizadas para publicar notícias e novidades acerca da empresa.

     

     
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  • Grandes Tendências - Gamification

    Sendo uma rede social utilizada por biliões de pessoas, o FB tornou-se numa plataforma de Gamification. Pelo facto de possibilitar o registo de empresas, oferece-lhes a oportunidade de partilhar novidades com os seus fãs, atraindo “gostos” e ainda mais fãs. Existe a possibilidade de criar concursos e eventos que permitem a participação através de “gostos” e comentários. Neste sentido, o FB permite o desenvolvimento de sistemas de Gamification. 

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