DHL

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Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    "Dia da Inovação"

    Desde 2008 que a DHL desenvolve uma iniciativa direccionada para o reconhecimento das "mentes criativas" que influenciam o desempenho da Organização - "Dia da Inovação". Esta iniciativa foi criada com o objectivo de salientar o quão importante a inovação é não só fundamental para a empresa,  mas também para os seus diversos stakeholders(Colaboradores, Clientes e comunidade científica).

    Anualmente, neste dia, são debatidos através de painéis de discussão, os vários temas que impõem as tendências do sector, tendo na edição de 2010 sido enfocados os seguintes tópicos:

    • Comércio global com a China e Índia
    • Segurança na logística
    • Desmaterialização

    Adicionalmente, a Organização definiu como estratégia global até 2015, a promoção da inovação como um dos seus objectivos principais, tendo criado para o efeito prémios para cada tipologia de stakeholdersatribuídos no dia da Inovação. Com este compromisso, a DHL pretende:

    • Promover as inovações no âmbito da logística e transformá-las em realidade;
    • Criar e fazer uso de diversos meios de comunicação inovadores;
    • Construir mecanismos para obter feedback de clientes, parceiros, cientistas e Colaboradores;
    • Permitir que os parceiros de iniciativas de inovação partilhem informação relevante para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

     

    Multimedia:
  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Capital Humano

    Equipas de inovação multidisciplinares

    A DHL reconhece a importância da existência de uma multiplicidade de conhecimentos, know-how e competências para a detecção de oportunidades e desenvolvimento de novos produtos com valor acrescentado para a Organização.

    Efectivamente, no Laboratório do Centro de Inovação da DHL, equipas de diferentes divisões ou áreas corporativas trabalham de forma conjunta com diversos parceiros externos para a ciência e a indústria, de forma a explorar novas tecnologias e inovações para a empresa.

    Esta visão transversal e multifuncional, que segundo a empresa é essencial para a geração de ideias inovadoras, baseia-se na importância de haver nas equipas de trabalho tanto Colaboradores que possuam as competências indicadas para pesquisar e investigar ideias inovadoras, como outros que possuam uma opinião clara sobre a exequibilidade das mesmas em termos técnicos.

    Referenciado em:
  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de interfaces e do conhecimento

    Innovation-Network

    A DHL reconhece a importância da criação de parcerias com uma grande diversidade de Organizações e Institutos, por forma a melhorar continuamente os serviços que presta. Na verdade, muitas das inovações que a empresa implementou ao longo dos anos, decorreram da combinação de conhecimento e interacções geradas entre os três tipos de parcerias pertencentes à envolvente negocial base da DHL:

    • Investigação - Parceiros das áreas científicas e de investigação que ajudam a DHL a identificar tendências e soluções inovadoras;
       
    • Tecnologia - Empresas que partilham o seu know-how (tecnológico) com a competência de logística da DHL, com o intuito de promover inovações no campo da logística;
       
    • Indústria - Empresas representativas do sector e que contribuem para a inovação no campo da logística na perspectiva do Cliente.


    Lista de Interfaces: http://dsi.dhl-innovation.com/en/partner/index

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Estruturas

    Innovation Center

     

    A DHL dispõe de um Centro de Inovação de referência no campo da logística, criado com o objectivo de tornar a inovação tangível e visível para os seus visitantes. Neste centro, a DHL promove interacções entre Organizações tecnológicas, industriais, academias e Centros de Investigação, para a partilha de conhecimento e opiniões sobre soluções avançadas e desenvolvimento de protótipos, previamente ao lançamento de produtos para o mercado.

    No website empresarial, a DHL proporciona também ao futuro visitante, uma demonstração do InnovationCenterem 3D.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    GoGreen

    O sector logístico é assumidamente  um sector cujo impacte ambiental é significativo, essencialmente no que diz respeito às alterações climáticas e depleção dos recursos naturais. Neste contexto, a DHL desenvolve diversas iniciativas em torno da sustentabilidade, nomeadamente através de programas de minimização do impacte das suas actividades no meio ambiente, como sendo a utilização de recursos de forma responsável.

    De salientar que a DHL foi a primeira empresa de logística à escala global a definir limites de emissão de CO2 para a atmosfera, e pretende até 2020 (alinhada com a Estratégia Energética Europeia) melhorar o índice de eficiência energética em 30% face ao verificado em 2007, através do desenvolvimento de sistemas que permitam um transporte de mercadorias mais eficiente, a optimização do planeamento de distribuição, e da descoberta de fontes de energia e tecnologias inovadoras.

     
    HOW GOGREEN WORKS
     
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Smart Medication

    Muitos produtos transportados por terra pela DHL, tais como medicamentos, alimentos e cosméticos, necessitam ser mantidos em sistemas refrigerados. No sentido de responder às necessidades específicas de transporte deste tipo de produtos, foi desenvolvido pela DHL, através do seu Centro de Inovação, o dispositivo tagRFID equipado com sensores de temperatura, destinados a acompanhar as mercadorias, tornando-se assim possível monitorizar a temperatura de todos os produtos individualmente durante o período de transporte dos mesmos.

     



     

    Multimedia:
  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    Muscle power instead of Horsepower

    Na Expo de Shangai, a DHL apresentou um projecto piloto que despertou a curiosidade e interesse da maioria dos presentes e da  blogosfera no geral.

    A ideia foi desenvolvida com a escola alemã do Design e Pensamento Criativo (HPI) e resultou num programa denominado “bring.BUDDY” o qual tem como principal objectivo reduzir o tráfego gerado  em ambiente urbano e as emissões  de CO2 associadas ao serviço da DHL.

    O conceito básico associado a esta ideia é o seguinte: as pessoas que já se deslocam (a pé, transportes públicos, bicicleta ou carro) em ambiente urbano, poderão transportar encomendas do seu sítio de origem para o sítio de destino. Através de uma aplicação de telemóvel, é localizado o sítio onde está situada a encomenda  e quem estiver nesta área poderá transportar a mesma para uma próxima paragem.

    As expectativas relativamente à adesão a esta ideia são bastantes, pese embora existirem já críticas relativamente à segurança e morosidade associada a este sistema.

    Multimedia:
     
    Referenciado em:

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