Apple

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Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Estratégia de Inovação

    Apple - empresa líder do "Innovation Index" da Business week

    A estratégia que a Apple tem vindo a desenvolver desde o início da última década passa por uma identificação permanente das necessidades e expectativas dos consumidores e consequente entrada em novos segmentos de negócio.

    Quando questionado sobre o que diferencia a estratégia de inovação da Apple no mercado competitivo em que a empresa se encontra, Steve Jobs indica os seguintes aspectos fundamentais:

    • Pensar sempre de forma diferente;
    • Proporcionar produtos orientados para a utilização ao invés de estarem exclusivamente focados na tecnologia;
    • Contratar colaboradores que têm como ambição desenvolver os mais inovadores produtos do mundo;
    • Contratar colaboradores com paixão e dedicação;
    • Ter sempre em mente o enfoque estratégico da organização, de modo a que sua contribuição para o mercado seja significativa e o retorno financeiro sustentável. Foi a partir desta estratégia que a Apple adquiriu a sua popularidade como empresa inovadora, merecendo especial destaque a sua entrada no mercado de leitores de Mp3 a através da marca iPod.

    A estratégia da Apple diferencia-a da sua concorrência mais directa pelo enfoque no desenvolvimento de soluções trendy e userfriendly, mais do que na aposta em gadgets carregados de tecnologia.

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  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    Think Different

    Apesar do extraordinário êxito que a Apple tem vivido, a história da empresa já conhece vários insucessos de mercado e diversas tentativas de posicionamento face à concorrência. De facto, foi apenas a partir de 1997 que a empresa voltou a identificar os seus valores chave e redefiniu a sua cultura em prol de uma estratégia de negócio focada e alinhada com os seus objectivos.

    Neste contexto, foi lançada nesse mesmo ano a campanha "Think different", a qual foi mais do que um spot publicitário. Efectivamente, esta campanha funcionou como um despertar para a realidade, um catalisador do espírito de inovação que desde sempre esteve presente nos processos de trabalho da Apple:

    "The Think Different" ad campaign we ran [featuring great innovators from Einstein to Muhammad Ali to Gandhi] (…) was certainly for customers to some degree, but it was even more for Apple itself." - Steve Jobs


    Excerto da campanha “Think different
    Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently. They're not fond of rules. And they have no respect for the status quo. You can quote them, disagree with them, glorify or vilify them. About the only thing you can't do is ignore them. Because they change things. They push the human race forward. And while some may see them as the crazy ones, we see genius. Because the people who are crazy enough to think they can change the world, are the ones who do.

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  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Produtos desenhados tendo em consideração a minimização do impacto ambiental

    A Apple tem vindo a incorporar as preocupações ambientais no design dos seus produtos, com o objectivo de reduzir o impacto que estes podem causar no ambiente, essencialmente no que se refere à depleção de recursos naturais, alterações climáticas e geração de resíduos.

    A título de exemplo salientam-se os seguintes desenvolvimentos no que se refere ao embalamento dos produtos:

    • MacBook - o material de embalagem de cada unidade tem actualmente menos 53% de volume o que permite que, em cada contentor de transporte, seja possível expedir mais 80% de unidades;

       
    • iMac - cada unidade da nova geração pesa cerca de 50% do que a geração anterior, enquanto que a sua embalagem é 46% mais leve;

       
    • iPod Classic - o material de embalagem deste iPod tem menos 68% de peso e 85% de volume que a primeira geração de iPods.


    Por outro lado, qualquer pessoa pode verificar a análise de ciclo de vida de um produto Apple e, assim, ficar a conhecer o impacte ambiental desse produto, desde a sua produção, distribuição e utilização, até à sua reciclagem.

    Também no seu site comercial, a Apple alerta para a consciencialização ambiental, fornecendo várias sugestões de como utilizar equipamentos electrónicos de um modo energeticamente eficiente.

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  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    Desporto e tecnologia juntos numa parceria pioneira

    À primeira vista, o desporto e a electrónica de consumo não terão uma relação muito próxima. A Apple e a Nike desafiaram esse paradigma através da combinação das capacidades de processamento do iPod com um pequeno sensor do tipo pedómetro, a incluir no calçado de corrida da fabricante de vestuário desportivo. O resultado foi a criação da solução Nike + iPod, que combina um leitor de música com possibilidade de medição de vários dados provenientes do sensor instalado no calçado, e que informa, em tempo real, o desportista acerca do seu desempenho. O objectivo é garantir aos desportistas uma nova experiência de corrida.

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  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    iPod - o produto que lançou a Apple para nº 1 da lista das empresas mais inovadoras

    Uma das grandes inovações de produto/ serviço da Apple foi a criação do iPod e da sua ligação ao sistema iTunes. A novidade representada por estes produtos encontra-se, precisamente, no modelo de negócio associado à disponibilização do software (músicas e aplicações) com uma surpreendente facilidade de aquisição, instalação e gestão por parte do utilizador.

    Com efeito, ao lançar o iPod, a Apple não inovou apenas no produto, mas também na criação de um serviço de venda/disponibilização de música e outras aplicações, muito intuitivo, baseado num catálogo invejável de referências (suportado nos acordos realizados com diversas empresas da indústria discográfica ou com produtores de aplicações) e que dá aos seus clientes uma grande flexibilidade na selecção das suas compras.

    Na verdade, a facilidade de obtenção e reprodução de novas músicas surpreendeu o mercado, e não tivesse sido a oferta do iTunes e da iTunes Online Store, o iPod não passaria de um simples leitor de MP3 convencional.

    "To generate ideas is to be creative; to convert ideas to results is to be innovative. Being innovative in an organized and user oriented fashion is the essential competitive parameter of the 21st century"  STEVE JOB, Apple inc.

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  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    Uma comunicação focada na mensagem

    É certo que nas indústrias tecnológicas, uma das competências mais fortes que permitem o crescimento, ou pelo menos a permanência no mercado, é a capacidade de criar novas funcionalidades associadas aos produtos ou de melhorar as existentes.

    Recentemente, ao apresentar o seu último Macbook, a Apple referiu as melhorias do novo hardware, seja o novo processador, a nova placa gráfica ou até mesmo a extensão da capacidade da bateria.

    No entanto, contrariamente ao usual nesta indústria, a publicidade foi focalizada no novo chassis do laptop em alumínio, bem como em aspectos de protecção do meio ambiente, tendo mesmo sido criados uma página web e um vídeo que realçam estes aspectos do novo produto.

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