Amazon

www.amazon.com

Amazon – líder em e-commerce; nº4 no ranking ranking das 50 empresas mais inovadoras do mundo em 2012 pela Fast Company

 

At Amazon, we like to pioneer, we like to invent, and we're not willing to do things the normal way if we can figure out a better way.

Jeff Bezos – Fundador e CEO da Amazon

Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Estratégia de Inovação

    A passagem da Amazon de Web site para plataforma de e-commerce deve-se ao espírito inovador que faz parte do seu ADN.

    A estratégia desta empresa baseia-se na transformação: assim que é encontrada uma oportunidade de servir novos clientes ou de explorar outras necessidades de clientes já existentes, a empresa cria modelos de negócio e desenvolve estratégias nesse sentido. Mantém como principal foco o cliente – em linha com a Missão definida pela Organização (“To be Earth's most customer-centric company where people can find and discover anything they want to buy online”) e com alguns dos Valores que a suportam (“Customer Obsession”).

    É desta forma que a empresa tem crescido de forma inovadora. 

    Referenciado em:
  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Capital Humano

    A Amazon demonstra preocupação pelo seu capital humano (os “amazonianos”) fornecendo-lhe boas condições de trabalho – serviços de saúde, pausas e férias, sistema de poupança e serviços de realocação. Ao mesmo tempo, apoia o desenvolvimento dos recursos humanos de forma inovadora. É de referir neste contexto o Amazon Career Choice Program,um plano de educação criado de maneira air de encontro às aspirações de carreira dos amazonianos onde a Amazon se compromete a apoiar financeiramente os custos destes estudos em 95%. A ideia é aumentar o leque de oportunidades de carreira futuras destes colaboradores, quer seja dentro da Amazon ou noutra firma ou indústria fora deste Grupo.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Financeiros Operacionais

     

    O Kindle é o produto mais vendido pela Amazon, apresentando o maior número de vendas alguma vez registado pela empresa. Desde que foi introduzido, em 2007, as suas vendas cresceram exponencialmente.

     

    Referenciado em:
  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    Os relacionamentos externos da Amazon são preponderantes para o carácter inovador desta empresa, o que se repercute nos seus resultados. Exemplo disso é a parceria estabelecida com a OverDrive em 2011, que criou uma solução que permite aos clientes Kindle o aluguer de e-books em bibliotecas (o projeto denomina-se por Kindle Library Lending).

    Referenciado em:
  • Criar condições para estimular a inovação - Liderança

    Jeff Bezos (fundador e CEO da Amazon) dá asas à inovação na Amazon. Na filosofia que defende inclui cinco segredos da inovação "amazónica":

    a)      Foco na “Invenção” (versus Inovação);

    b)      Predisposição para ser mal-entendido;

    c)       Visão bem definida mas flexibilidade quanto a detalhes;

    d)      Tornar os projetos públicos a seu tempo;

    e)      Integração da inovação/invenção na cultura organizacional.

    Na Amazon, a liderança é incentivada. Cada colaborador é visto como um líder. Eis alguns dos seus princípios: obcessão pelo cliente, propriedade, inventar e simplificar, think big, respeito pelos outros, certeza.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    Por regra, o e-commerce tem mais benefícios ambientais do que o comércio de retalho, da mesma forma que a solução Kindle reduz a produção de papel. Mas a Amazon preocupa-se ainda mais com o nosso planeta e criou uma loja (Amazon Green Store ) que promove a venda de artigos com reduzido impacte ambiental e associados ao tema ambiente/natureza. 

     

     

    Adicionalmente, foi desenvolvida a iniciativa Amazon Frustration-Free Packagingque envolveu a criação de embalagens de abertura fácil e recicláveis que dispensam materiais de embalamento adicionais. Em 2010 foram enviadas 4 milhões de unidades frustration-free.

    Ao nível da comunidade nacional (americana), a Amazon contribui para organizações sem fins lucrativos através da doação de produtos e de financiamento de capital. Mas esta empresa também suporta causas globais como são exemplo o apoio dado ao Haiti após o terramoto em 2010 (no valor de $ 750.000) e ao Japão que sofreu um terramoto e tsunami em 2011 (com $1.8 milhões).

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

     

    Desenvolvido pela Lab126 (empresa do Grupo Amazon), o Kindle – bestseller da Amazon- é um aparelho portátil que permite a leitura de livros, revistas, jornais, blogs e documentos pessoais. Tem como vantagens permitir uma leitura simples, a fácil aquisição de livros (qualquer livro alguma vez publicado, em qualquer idioma, disponível em menos de 1 minuto), ser barato, ser um dispositivo de transporte fácil (tamanho pequeno, pouco pesado). Na realidade, atualmente são adquiridos mais livros Kindle do que livros em papel. As vendas de e-books verificaram o maior aumento nos últimos 10 anos.

    De entre um vasto número de produtos disponíveis em Amazon.com (e de vários modelos de Kindle), foi o Kindle Fire que se revelou ser o bestseller, no segundo trimestre de 2012. Na mesma altura, o top 10 de produtos mais vendidos registaram-se como digitais - Kindle, livros Kindle, e acessórios.

    Multimedia:
    Referenciado em:
  • Grandes Tendências - Redes Sociais

    A Amazon está presente nas redes sociais, espaços onde aproveita para divulgar novidades, para partilhar histórias e eventos em que a empresa esteja envolvida, para manter um contacto mais facilitado entre a empresa e o público e, até mesmo, entre os vários clientes Amazon. As redes sociais possibilitam que se recolha informação relativa às expectativas e necessidades do público, bem como receber feedback acerca da satisfação dos clientes. Os números revelam que de facto esta organização consegue manter-se em contacto com a comunidade:

    - Twitter: 307,056 seguidores

    - Facebook: 7,951,457 gostos

    A sua presença é também registada no LinkedIn, rede que tem sido utilizada para a divulgação de vagas e para a atração de talento.

    Referenciado em:
    www.facebook.com/Amazon 
    www.twitter.com/Amazon
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Em Setembro de 2012, numa conferência de imprensa convocada inesperadamente, foram lançadas várias novidades Amazon que melhoram a experiência da e-leitura.

    Foi anunciado o novo Kindle Serials e com ele um novo serviço no mundo a literatura. Este dispositivo introduz a possibilidade de os autores publicarem as suas obras em módulos ou episódios continuados que em conjunto somam a obra total, formando uma série. Os leitores poderão comentar os vários episódios, dando feedback aos autores. Deste modo, os autores poderão seguir a reação dos leitores, gerindo e adaptando os episódios futuros em função disso.

    Mas as novidades não ficaram por aí. Foram lançadas versões melhoradas do Kindle Fire e do Kindle Paperwhite. Para os Kindle Fire HD 8.9” 4G, Kindle Fire 8.9” HD e Kindle Fire HD foram introduzidas melhorias de ecrã (de 8.9 polegadas), áudio (dolby áudio, dual stereo speakers) e um mais rápido acesso wi-fi. Para os Kindle Paperwhite 3G, Kindle Paperwhite e Kindle foram melhoradas as características do ecrã (mais 62% de pixéis e mais 25% de contraste), incorporada uma luz para facilitar a leitura, introduzidos novos tipos de letra e 15% de maior rapidez de folheagem. O Kindle Paperwhite 3G permite um acesso grátis a wireless.

    Multimedia:
    Referenciado em:

Powered by