Alma Design

http://www.almadesign.pt

 

A Almadesign é uma empresa portuguesa de Design industrial com competências ao nível do Projecto - concepção de novos produtos - e da Gestão do Design - estruturação de metodologias de desenvolvimento de produto e implementação de processos de inovação industrial. O foco da actividade da Almadesign é o desenvolvimento de soluções de base tecnológica centradas no utilizador, nas áreas de Transportes, Produto e Interiores. Com base em 15 anos de experiência e num corpo de conhecimento sólido nas áreas do design de equipamento e gráfico, engenharia, arquitectura e gestão, a Almadesign participa com os seus clientes e parceiros nas várias fases do ciclo de desenvolvimento de produto, desde a identificação de necessidades, definição de requisitos e geração de conceitos até à fase de desenvolvimento das soluções para produção e posterior comercialização. Nestes processos, a Almadesign articula e integra as visões, necessidades e requisitos de diferentes actores para desenvolver conceitos que se transformam depois em soluções que são produzidas e comercializadas.

 

 

Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    Almadesign promove uma cultura interna orientada para a inovação através da implementação de práticas sistemáticas de vigilância científica, tecnológica e de mercado; de brainstorms internos para discussão da abordagem a desafios comerciais e tecnológicos, novos produtos e mercados; e da fertilização cruzada entre projectos de diferentes áreas, ao nível dos materiais, tecnologias e soluções.

    O próprio desenvolvimento da actividade de design de equipamento está intrinsecamente relacionado com a promoção de uma cultura de inovação, na medida em que tem por principal foco o desenvolvimento de novos produtos e a melhoria dos existentes.

  • Criar condições para estimular a inovação - Estratégia de Inovação

    A estratégia de inovação da Almadesign é delineada com base no desenvolvimento de soluções, de base tecnológica, em torno do ser humano, a inovação através do design centrado no utilizador, nas áreas de transportes, produto e interiores. Nesse sentido, a Almadesign participa com os seus clientes e parceiros, em todas as fases do ciclo de desenvolvimento de produto, desde a identificação de necessidades, definição de requisitos e geração de conceitos até à fase de desenvolvimento das soluções para produção e sua comercialização.

    A actividade da empresa inclui também uma forte componente de participação em projectos de investigação e desenvolvimento tecnológico que são fundamentais para o lançamento de novos projectos e abordagem a novos mercados. Cerca de 60% das actividades desenvolvidas na empresa, são actividades de IDI.

  • Criar condições para estimular a inovação - Liderança

    Para a Almadesign, fazer design é inovar, contribuindo para uma utilização e gestão mais eficaz do design pelos seus clientes, através da criação de novos produtos e serviços apoiados em estratégias de diferenciação e posicionamento competitivo no mercado global. Os seus processos e abordagem têm vindo a evoluir e os 15 anos de existência e contínuo crescimento da empresa são resultado da sua aposta contínua na inovação.

    Almadesign foi pioneira em Portugal ao certificar o seu sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação em design industrial, nas áreas de transporte e produto, de acordo com a norma portuguesa (NP 4457:2007).

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Capital Humano

    Para a Almadesign, fazer design é inovar, contribuindo para uma utilização e gestão mais eficaz do design pelos seus clientes, através da criação de novos produtos e serviços apoiados em estratégias de diferenciação e posicionamento competitivo no mercado global. Os seus processos e abordagem têm vindo a evoluir e os 15 anos de existência e contínuo crescimento da empresa são resultado da sua aposta contínua na inovação.

    Almadesign foi pioneira em Portugal ao certificar o seu sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação em design industrial, nas áreas de transporte e produto, de acordo com a norma portuguesa (NP 4457:2007).

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    Almadesign tem vindo a desenvolver no âmbito da sua actividade uma rede que inclui empresas nacionais e internacionais dos mais variados sectores de actividade e posicionadas em todos os níveis das cadeias de fornecimento, desde integradores de veículos e equipamentos até micro-empresas fornecedoras de serviços; e instituições do sistema científico e tecnológico, especializadas em diferentes áreas científicas e tecnológicas. A relação com o meio académico é reforçada pela colaboração na docência em cursos de Design.

    Almadesign tem vindo a dinamizar projectos cooperativos de investigação e desenvolvimento tecnológico no âmbito dos quais promove a articulação e integração das competências de diferentes parceiros para desenvolver novos conceitos, concretizá-los e acompanhar o resultado até à chegada ao mercado.

    Almadesign participa activamente em diversas redes de cooperação, tendo inclusivamente participado na fundação e dinamização de associações sectoriais como a PEMAs - Pequenas e Médias Empresas para a Industria Aeronáutica, e a PRIA - Portuguese Railway Industry Association.

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Estruturas

    A estrutura central da Almadesign para suporte à inovação foi recentemente formalizada num Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Inovação certificado que inclui, para além de uma equipa dedicada, um conjunto de processos que se estendem a toda a organização e sistematizam a componente formal das actividades de vigilância e inovação da Almadesign.

     
  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de interfaces e do conhecimento

    Almadesign gere as interfaces tecnológica, de mercado e organizacional através do acompanhamento da evolução do conhecimento científico e tecnológico, da análise da envolvente externa e dos seus intervenientes, e da exploração de tendências emergentes.

    Em paralelo, a Almadesign gere o conhecimento de forma a aumentar o valor e melhorar a acessibilidade ao "capital de conhecimento" da empresa, nomeadamente, classificando e arquivando a informação de forma a torná-la disponível para toda a organização.

  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de ideias

    A geração, identificação e selecção de ideias e conceitos para novos produtos, processos e serviços é central na actividade da Almadesign. A Almadesigndisponibiliza aos seus colaboradores ferramentas para estimular a apresentação de ideias que, depois de devidamente analisadas no quadro da política interna de IDI, podem dar origem a novos projectos de Inovação. Existe um procedimento para a recolha periódica e sistemática de ideias e todos os colaboradores recebem feedback relativamente às ideias que apresentam.

  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de projectos de IDI

    Os projectos de IDI seguem uma estrutura comum que está directamente relacionada com o processo de geração, desenvolvimento e concretização de conceitos da Almadesign.

    Esta estrutura é sequencial e tem resultados identificados de forma clara para cada fase do processo que alimentam as fases subsequentes até à sua conclusão.

    A identificação de riscos, monitorização e aplicação de medidas correctivas aos vários projectos são processos que decorrem em paralelo e, como os restantes, estão devidamente documentados.

  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Gestão de Aprendizagem

    Almadesign incorpora a aprendizagem e a melhoria sistemática do sistema e das actividades de IDI nos seus projectos, ao longo da sua execução e formalmente na sua conclusão, para recolher e sistematizar as lições aprendidas.

    São também instrumentos para este fim a Política de IDI, os Resultados das Auditorias Internas, a Revisão pela Gestão, a Avaliação dos Resultados e a comunicação interna e externa.

  • Implementar processos para garantir mais e melhor inovação - Protecção e valorização de resultados

    Almadesign implementa processos de protecção e valorização dos resultados através de diferentes mecanismos que incluem acordos de confidencialidade com colaboradores, fornecedores e clientes, contratos, registos de propriedade intelectual que totalizam neste momento cerca de 33 registos.

    As actividades de gestão da propriedade intelectual, quando aplicáveis, são previstas no planeamento dos projectos. Sempre que necessário são também contratualizados com os parceiros, os direitos e deveres das partes envolvidas.

  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Financeiros Operacionais

    A maior parte dos resultados financeiros da Almadesign resulta directamente de actividade que são classificadas como IDI. Existe também uma contribuição indirecta não contabilizada de cada projecto de I&D para o resto da actividade da empresa que resulta dos efeitos de spill over e fertilização cruzada entre áreas e projectos.

  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Mercado

    Para a Almadesign, as actividades de IDI têm sido fundamentais no suporte e capacitação para a entrada em novos mercados, através do desenvolvimento de competências e estabelecimento de parcerias, assim como para desenvolver vantagens competitivas nos mercados em que já actua.

     
  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Sociedade

    O impacto da inovação na Almadesign sobre a sua envolvente tem três componentes.

    A inovação é um motor de crescimento para a empresa o que tem contribuído para o alargamento sustentado da equipa ao longo dos anos.

    Os clientes e parceiros da Almadesign beneficiam da inovação gerada pela empresa, aumentam o impacto socioeconómico dos seus produtos.

    Através do Design, a Almadesign procura, por um lado, adaptar a tecnologia ao utilizador, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida e a experiência dos utilizadores dos produtos e ambientes que desenvolve e, por outro, desenvolver soluções com menor impacto ambiental ao longo de todo o seu ciclo de vida, nomeadamente através de Reduzir os consumos, Reutilizar os equipamentos e Reciclar os materiais.

  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Estão neste momento a terminar três projectos que constituem exemplos práticos de inovação em diferentes sectores.

    Estes projectos resultam de uma estratégia mais abrangente da Almadesign, designada por “trilogia da inovação”, que resulta do objectivo de aproveitar a experiência da empresa no sector dos Transportes e as sinergias que existem entre os diferentes modos (em particular, aeronáutico, ferroviário e rodoviário) para desenvolver soluções inovadoras a nível mundial para interiores de cabina de diferentes veículos, concretamente avião, comboio e autocarro. 

    Este objectivo levou à dinamização de consórcios entre empresas e centros de investigação nacionais de referência para concretizar três projectos:

    • No sector aeronáutico, o LIFE – Lighter, Friendly and Eco-Efficient Aircraft Cabin, interior de cabina para aviões executivos (http://life.inegi.up.pt, LIFE YouTube).

     

    • No sector ferroviário, o iSEAT – R&D of Integrated Components for Railway Seats, sistema de bancos para carruagens ferroviárias (http://www.iseat.com.pt, iSEAT YouTube).

     

    • No sector rodoviário, o iBUS – R&D of Integrated Systems for Interior and Exterior of Touring Coaches, secção interior para autocarros (http://www.ibus.com.pt, iBUS YouTube).


    Os consórcios envolveram as empresas Amorim Cork Composites, Caetano Components, Couro Azul e SET e o centro de investigação INEGI, tendo contado também com a participação de integradores de referência a nível mundial em cada um dos sectores: a Embraer no LIFE, a Alstom no iSEAT e a CaetanoBus no iBUS, cujos contributos foram fundamentais para desenvolver soluções relevantes para o mercado.

    Dos três projectos resultaram protótipos que têm vindo a ser apresentados nos últimos meses em feiras internacionais, despertando o interesse dos principais integradores e operadores internacionais destes sectores. Os respectivos consórcios estão neste momento a definir os próximos passos para a industrialização e comercialização das soluções desenvolvidas.

  • Grandes Tendências - Redes Sociais

    No sentido de manter uma dinâmica de comunicação actualizada e inovadora, a Almadesign aderiu recentemente ao Facebook, com o objectivo de divulgar os principais marcos da actividade da empresa, e aumentar a frequência do envio de informação para os clientes, parceiros e fornecedores da Almadesign, complementando, assim, a newsletter mensal da empresa.

     

Powered by