Airbnb

Plataforma global para registo e reserva de alojamento pelo mundo fora. Desde apartamentos a castelos e vilas. Nº 19 no ranking das 50 empresas mais inovadoras do mundo em 2012 pela Fast Company.

Boas Práticas Implementadas

  • Criar condições para estimular a inovação - Cultura de inovação

    A Airbnb é uma plataforma que permite o aluguer de vários tipos de alojamento, desde apartamentos a castelos, treehouses ou vilas. A oferta estende-se a 36 mil cidades em 192 países. Através da possibilidade de navegação e de reserva online ou a partir de qualquer aparelho, a empresa dota a sua comunidade de uma grande flexibilidade. A transparência é outra característica chave do negócio e da plataforma, pois permite facilidade no acesso a dados.

    A Airbnb corresponde a um mercado destinado a uma comunidade que regista, descobre e reserva alojamentos únicos no mundo. A missão da empresa é, por um lado proporcionar experiências de viagem únicas à sua comunidade, e por outro permitir o aproveitamento e rendimento do espaço extra existente nas suas casas.

    Referenciado em:
    https://www.airbnb.co.uk/about

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Capital Humano

    Os colaboradores da Airbnb são jovens, dinâmicos e aventureiros. A empresa procura reter o seu pessoal através da implementação de práticas menos convencionais, como sendo a atribuição de uma verba destinada a viagens, ou a realização de conversas à lareira onde líderes de diferentes indústrias (desde diretores de grandes empresas a músicos) expõem a sua experiência. Os colaboradores que mais se destacam são reconhecidos publicamente no portal como “Champions”.

     

    Referenciado em:
    https://www.airbnb.co.uk/jobs/life

  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Estruturas

    Para proporcionar as condições necessárias à prestação dos seus serviços, a Airbnb desenvolveu uma plataforma online, a partir da qual os proprietários e hóspedes podem contactar-se e explorar os perfis uns dos outros.

    Através de uma comunicação muito simples e transparente, a plataforma explica o funcionamento do processo de aluguer, as garantias de segurança e ainda como ultrapassar algumas situações que possam surgir relacionadas com o processo. Foi desenvolvido o guia para uma experiência Airbnb positiva (ver vídeo) e o guia para uma experiência Airbnb de sucesso, composto por seis regras de ouro.

    Adicionalmente, para elucidar a comunidade e como forma de suprimir algumas barreiras de resistência, a plataforma expõe ainda um conjunto de testemunhos que partilham as suas experiências com a comunidade.

    Multimedia:
    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Avaliação de Resultados - Mercado

    Diz-se que 2012 foi o ano em que a comunidade deixou de apenas falar sobre a Airbnb e começou a utilizar os seus serviços efetivamente. O número de hóspedes quadruplicou e o de registos duplicou, em relação aos anos anteriores. No total, no início de 2013, estavam registados alojamentos em mais de 36 mil cidades e em 192 países.

    Tratando-se de uma plataforma e rede global mas servindo diferentes países e culturas, a Airbnb tem trabalhado na integração de novos idiomas, tanto nowebsite como na aplicação smartphone. No total, a plataforma está disponível em cerca de 30 idiomas.

    Referenciado em:
  • Mobilizar recursos para sustentar a dinâmica de inovação - Relacionamentos Externos

    A Airbnb tem vindo a estabelecer algumas parcerias com instituições no sentido do enriquecimento da experiência turística e da melhoria dos seus serviços. É de salientar que a empresa está também atenta às causas sociais, contribuindo para estas.

    Algumas parcerias:

    • Lonely Planet - se a Airbnb trata do alojamento, a Lonely Planet apoia e orienta o turista através da disponibilização de guias turísticos, por forma a enriquecer a sua visita.
    • NYC.gov – parceria estabelecida em 2012, no sentido proporcionar abrigo às vítimas cujas casas foram afetadas pelo furacão Sandy, em Nova Iorque. A parceria consistia em solicitar aos proprietários de alojamento (fornecedores) da área que baixassem os preços de alojamento, tornando-os mais acessíveis. Paralelamente, esta parceria permitiu também que este serviço fosse oferecido gratuitamente.
    • Lloyd’s – no sentido de fortalecer o seguro de hóspedes, para o aumento da segurança nas transações. Através do “Host Guarantee” e desta parceria, a Airbnb oferece um seguro de 700.000€ aos proprietários dos estabelecimentos, com adesão gratuita.

     

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Produto/Serviço

    Paralelamente à vasta gama e tipologias de alojamentos, a Airbnb garante um serviço de qualidade aos seus clientes. Seja através de uma linha de serviço disponível 24x7, de várias práticas de proteção e segurança, a Airbnb assegura experiências positivas e seguras, tanto aos proprietários como aos hóspedes.

    Para a gestão e moderação de conteúdos na plataforma, a Airbnb certifica as fotografias dos alojamentos colocadas, através do envio de um profissional a cada local, verifica os perfis dos utilizadores da comunidade e detém um sistema de referenciação. Através de seguros e garantias, certifica a proteção dos locais e das transferências para pagamentos.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Processo

    O processo aparenta ser bastante simples.

    Para reservar um alojamento, basta realizar uma pesquisa de acordo com as datas de permanência no local. Pode contactar-se com os proprietários, em caso de alguma dúvida. O proprietário tem 24 horas para aceitar o pedido, seguindo-se o pagamento. Deve-se confirmar a data e hora de chegada com o proprietário. E depois, é desfrutar!

    Para registar a sua propriedade não existem custos. Através da criação de uma conta na plataforma, regista-se o espaço através da colocação de informação relativa a este, fotografias, referências à disponibilidade e ao preço. Quando houver algum pedido, os proprietários devem confirmar a disponibilidade do local. Se disponível, devem entrar em contacto com o hóspede para esclarecimentos. O pagamento será recebido nas 24 horas que se seguem ao check-in.

    No caso de alguma eventualidade e por questões de segurança, a Airbnb oferece um seguro de 700.000€ aos proprietários dos estabelecimentos, com adesão gratuita.

    Referenciado em:
  • Identificar resultados de inovação - Tipos de Inovação - Marketing

    A comunicação transparente é uma dimensão muito presente e relevante para o negócio, o que permite, por um lado, facilitar a adesão ao serviço e, por outro, uma aproximação aos clientes.

    Foram estabelecidas seis regras de ouro para uma experiência Airbnb positiva, tanto para hóspedes como para proprietários, para estimular a colaboração e cooperação entre ambas as partes.

    A criação de vídeos com testemunhos de partilha de experiências pode também ser visto como meio facilitador, tanto para a adesão ao serviço, como para a retenção de clientes. É de notar que esta comunicação fomenta a identificação e o sentimento de pertença à comunidade Airbnb.

    Foram desenvolvidas categorias – as “Airbnb Picks”, tendo em conta as diferentes tipologias de alojamentos. Assim sendo, a pesquisa na plataforma torna-se mais simples e, até, mais aliciante. Existem diferentes tipos de categorias, como “A Coleção de Frank Lloyd Wright”, “Hospedagens das Cavernas”, “De volta ao Recreio”, “Ilhas Particulares”, “Tratamento Real” e “Jardins Secretos”.

    Referenciado em:
  • Grandes Tendências - Redes Sociais

    A plataforma permite acesso às redes sociais, sendo que também está nestas registas. No início de 2013, as suas páginas contavam com cerca de 190 mil gostos no Facebook e 120 mil seguidores no Twitter.

    Referenciado em:

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