Voltar ao painel de líderes

Zita Martins

Zita Martins

Dr. Zita Martins é Research Fellow da Royal Society no Imperial College London (Reino Unido). Licenciou-se em Química pelo Instituto Superior Técnico (IST/Universidade Técnica de Lisboa). 

Ainda durante a licenciatura ganhou uma Bolsa de Investigação Científica (BIC) financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tendo trabalhado no Centro de Química-Física Molecular (IST). Em 2007 obtém o Doutoramento em Astrobiologia na Universidade de Leiden (Países Baixos), para o qual realiza análises químicas inovativas de moléculas orgânicas em meteoritos.

Colabora desde 2005 com Instituições de Investigação de renome internacional, incluindo a NASA Goddard Space Flight Center e Carnegie Institution (Estados Unidos da América), tendo sido Cientista Convidada da NASA Goddard em 2005, 2006 e 2010. Após o doutoramento, é Investigadora Associada no Imperial College London, continuando a analisar moléculas orgânicas em meteoritos e amostras de solo de desertos. Além disso, entre 2007 e 2009 foi responsável por desenvolver métodos de extracção e detecção de compostos orgânicos indicativos de vida para a missão ExoMars a Marte. Em 2009 é galardoada com uma University Research Fellowship da Royal Society, que é a mais antiga sociedade científica em actividade e também uma das mais prestigiantes.

O trabalho de Zita Martins consiste presentemente na análise de moléculas orgânicas em meteoritos e na identificação de sinais de vida (passada ou presente) no nosso Sistema Solar, tendo como interesses científicos a Astrobiologia, meteoritos, matéria orgânica prebiótica, origem da vida, missões espaciais e detecção de vida extraterrestre. É membro do Comité da Astrobiology Society of Britain, da Royal Society Young Scientists for Media, e do Conselho Consultivo da empresa Science Office.

O trabalho de Zita Martins tem reconhecimento a nível internacional tendo um dos seus artigos científicos sido incluído no Top 100 dos artigos de 2008 pela Discover magazine. Foi entrevistada pela BBC, Channel 4 News, Euronews, televisão Russa, televisão Mexicana, RTP2, RTPN, BBC Radio 4, TSF, ScienceNOW, National Geographic News, Sunday Times, The Independent, The Telegraph, The Guardian, Diário de Notícias e Público, entre outros.

partilhar Imprimir
Voltar ao painel de líderes

Conheça outros líderes