Voltar ao painel de líderes

Pedro Carneiro

Pedro Carneiro

"(...) É um momento magistral ouvir uma actuação deslumbrante de Carneiro".(Guardian, Inglaterra)
“(...) uma leitura formidável destas obras superiores (...) extremamente preciosa pela qualidade da sua interpretação”. (Le Monde, França)
“O marimbista Pedro Carneiro, que actuou como solista (...) apareceu como um super-homem, vindo de outra galáxia”. (Frankfurter Allgemeine Zeitung, Alemanha)

Na sua tripla actividade de instrumentista, chefe de orquestra e compositor, Pedro Carneiro tem vindo a cativar plateias por toda a Europa, EUA, Ásia e Austrália.

Estudou piano, violoncelo e trompete, desde os cinco anos de idade. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian no Guildhall School of Music and Drama, onde estudou com David Corkhill (tímpanos e percussão) e Alan Hazeldine (direcção de orquestra), onde terminou a sua licenciatura com a distinção “Head of Department Award”. Como bolseiro do Centro Acanthes (Avignon, França), estudou também com o percussionista Sylvio Gualda e mais tarde, em Londres, com o marimbista Leigh Howard Stevens. Seguiu também os cursos de direcção de orquestra de Emilio Pomàrico, na Accademia Internazionale della Musica em Milão.

Aclamado internacionalmente como um dos mais importantes percussionistas da actualidade, Carneiro presenta-se regularmente como solista convidado de algumas das mais prestigiadas orquestras internacionais: Los Angeles Philharmonic, Seattle Symphony Orchestra, BBC National Orchestra of Wales, Helsinki Philharmonic, Iceland Symphony Orchestra, English Chamber Orchestra, Vienna Chamber Orchestra, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Leipzig Radio Symphony Orchestra. Swedish Chamber Orchestra – sob a direcção de maestros como John Storgards, Olari Elts, John Neschling, Gustavo Dudamel, Gerard Schwarz ou Joseph Swensen.

Pedro Carneiro tocou, em estreia absoluta, perto de uma centena obras, e trabalha regularmente com prestigiados instrumentistas, orquestras e compositores. No campo da música de câmara colabora com os quartetos Tokyo, Shanghai, Chilingirian, New Zealand e Latinoamericano. Tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, uma estreita colaboração com o Quarteto Arditti, com quem vem apresentando a estreia de novos quintetos, tendo gravado já vários trabalhos discográficos.

Pedro Carneiro grava regularmente para as etiquetas ECM Records, Zig-Zag Territoires e Rattle Records. A sua extensa discografia inclui trabalhos a solo, música de câmara, assim como gravações de obras concertantes. Alguns dos seus trabalhos discográficos foram distinguidos com prémios, em particular a sua monografia de Iannis Xenakis gravada em 2004, considerada pela imprensa internacional como uma gravação de referência.

Compôs a música para o ”Rei Édipo” levado à cena no Teatro Nacional D. Maria de Lisboa, em 2010, encenado por Jorge Silva Melo.

partilhar Imprimir
Voltar ao painel de líderes

Conheça outros líderes