Voltar ao painel de líderes

João Caraça

João Caraça

Director

Foundation Calouste Gulbenkian, Délégation en France

Doutorado em Física Nuclear (Oxford) e agregado em Física (Lisboa) João Caraça é Director do Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian e Professor catedrático convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa onde, entre outras funções, coordenou o Mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia (1990-2003).

É membro do Conselho Directivo do EIT-Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia. Integra o Comité de Direcção do Forum Europeu de Filantropia e Ciência e é Presidente do Conselho Consultivo da COTEC – Associação Empresarial para a Inovação.

Foi Consultor para a Ciência do Presidente da República (1996-2006) e é autor de mais de uma centena e meia de trabalhos científicos. Os seus interesses centram-se nas áreas da política científica e tecnológica e da prospectiva.

Publicou Do Saber ao Fazer: Porquê Organizar a Ciência (1993), Ciência (1997), Science et Communication (1999), Entre a Ciência e a Consciência (2002) e À Procura do Portugal Moderno (2003). Participou na redacção de Limites à Competição (1994) e de A nova primavera do político (2007), bem como na organização de O Futuro Tecnológico (1999) e de Ideias Perigosas para Portugal (2010).

Comentários TSF

partilhar Imprimir
Voltar ao painel de líderes

Conheça outros líderes