Estado da Inovação

Os membros do Painel foram convidados a título individual, em função da sua posição de liderança e das suas carreiras profissionais em diferentes áreas, desde a criação e gestão de empresas inovadoras até propostas inovadoras no campo artístico, passando pela actividade de investigação universitária. A selecção dos membros do Painel foi efectuada através de um método misto, combinando a auscultação dos gestores das empresas associadas e de Rede PME Inovação COTEC e o envolvimento da Direccção da COTEC. Procurou-se estabelecer um balanceamento adequado em termos de idade, sexo e trajectória profissional.

Consequentemente, o Painel traduz, com uma periodicidade semestral, a opinião de um conjunto diversificado de personalidades reputadas, de modo a assegurar uma visão respeitada e fundamentada sobre os desenvolvimentos das políticas de I&D e de inovação em Portugal. Nesta medida, o Painel irá constituir um elemento de referência para a avaliação da evolução daquelas políticas.

O período de manutenção do Painel inicial será de 3 anos, ao fim dos quais se procederá a uma renovação dos seus membros, seguindo os critérios mais aconselhados pela experiência entretanto obtida.

Objectivo
O objectivo do Painel sobre Política de Inovação é proceder ao acompanhamento periódico sistemático das orientações e resultados das políticas de I&D e de inovação em Portugal. A lógica de painel foi adoptada no sentido de assegurar a consistência e comparabilidade da análise ao longo do tempo.

Análise de Resultados
O Painel reflecte a opinião de líderes que se pronunciam sobre as orientações e resultados das políticas de I&D e de inovação, com base num questionário com uma parte fixa e outra variável. A primeira destina-se a assegurar consistência inter-temporal; a segunda abre a possibilidade de o Painel se pronunciar sobre temas de actualidade em política de I&D e de inovação.

partilhar Imprimir

Saiba mais