Perfis Comportamentais

Face aos comportamentos exibidos pelos 52 países ao longo das 4 dimensões de análise, foi possível identificar 6 perfis comportamentais diferentes, posicionados numa matriz que considera 2 agregações de dimensões de análise - Condições + Recursos e Processos + Resultados.

Descrição dos Perfis

  • Cigarra - Os países que se enquadram neste perfil, tipicamente apresentam um valor médio para o conjunto de Condições + Recursos, que não se materializa num valor do mesmo nível para o conjunto de Processos + Resultados. Devido à sua “capacidade de voar”, a Cigarra apresenta Condições e Recursos acima das do Caracol, mas devido a alguma falta de capacidade de “trabalho” e “concretização”, os Processos e Resultados encontram-se aquém dos da Abelha.
  • Abelha - Este perfil comportamental concerne os países que exibem valores médios elevados para ambos os conjuntos de dimensões Condições + Recursos e Processos + Resultados. Apresentando Condições e Recursos acima dos da Formiga (inerentes à sua “capacidade de voar”), devido à sua capacidade de “trabalho” e “concretização”, a Abelha exibe Processos e Resultados acima dos da Cigarra.
  • Caracol - No quadrante deste perfil, enquadram-se os países que apresentam valores médios baixos para ambos os conjuntos de Condições + Recursos e Processos + Resultados. Face ao facto de não “ter asas”, o Caracol exibe Condições e Recursos abaixo dos da Cigarra e, para além disso, sendo “lento” e com pouca capacidade de “trabalho” e “concretização”, apresenta Processos e Resultados abaixo dos da Formiga.
  • Formiga - Neste perfil comportamental são considerados os países que têm a capacidade de materializar o baixo valor médio do conjunto de dimensões Condições + Recursos, num valor médio elevado para o conjunto de Processos + Resultados. Ainda que sem a “capacidade de voar” da Abelha, o que lhe confere menos Condições e Recursos que a anterior, a Formiga consegue exibir Processos e Resultados de nível superior aos do Caracol, muito devido à sua capacidade de “trabalho” e “concretização”.
  • Aranha - Os países que se enquadram neste perfil evidenciam um equilíbrio entre os dois conjuntos de dimensões, Condições + Recursos e Processos + Resultados, pautando-se os mesmos por valores relativamente altos.
  • Lagarta - À semelhança do que acontece com o perfil de “Aranha”, também aqui os países revelam um equilíbrio entre os dois conjuntos de dimensões, apresentando os mesmos valores relativamente baixos.

Powered by