O Papel da Criatividade e do Design Thinking na Inovação

A criatividade é um conceito essencial quando se aborda a inovação, pois esta é fundamental para a criação de algo novo, nos domínios científico e tecnológi co. Por isso faz parte dos Processos e Atividades de Inovação. A inovação conduz à criação de valor económico e social, tendo vindo a ser usada como "bandeira" para fazer face aos constrangimentos de crescimento, emprego e sustentabilidade verificados a nível europeu e mundial.

Neste sentido a normalização dos Sistemas de Gestão da Inovação têm sido fortalecida a nível europeu para fomentar a inovação, competitividade e a partilha de boas práticas. Com este trabalho de investigação pretende-se perceber de que forma a criatividade é abordada nos documentos normativos de Sistemas de Gestão da Inovação que existem no espaço europeu. Todos os documentos normativos de âmbito nacional existentes na europa abordam a criatividade na perspetiva da geração de ideias e fomento de uma Cultura de Criatividade, no entanto, apenas alguns referem ou explicam os seu métodos e técnicas. Apesar disso, alguns documentos normativos sugerem também a Gestão da Criatividade e o Design Thinking como métodos para a Gestão da Inovação. A evolução do Design Management deu-se no sentito dos gestores começarem a integrar o Design Thinking nos processos de inovação das organizações, usando a forma de pensar e fazer dos designers aplicada à gestão dos negócios. É um método baseado na criatividade, visualização e cocriação. Pretende-se mostrar como o Design Thinking pode contribuir para as Atividades de Inovação, entre as quais, a construção de um Roadmap Tecnológico. O Roadmap Tecnológico é um método de planeamento da inovação que partilha alguns dos fundamentos do Design Thinking, sendo por isso pertinente mostrar como estes dois métodos funcionam em conjunto. A fusão do Roadmap Tecnológico com o Design Thinking pode ser potenciadora do planeamento estratégico da inovação como é mostrado num Case Study apresentado.

Tipo de Tese / Dissertação

Dissertação de Mestrado

Data de Conclusão

2015

Orientador

Professora Doutora Katja Tschimmel

Professora Doutora Alexandra Xavier

Faça download da tese
O Papel da Criatividade e do Design Thinking na Inovação

Ricardo Moreira

Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Ricardo Moreira terminou o Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em outubro de 2015 , sendo de há alguns anos para cá um interessado em Gestão da Inovação e nas técnica e métodos que potenciem a inovação tecnológica. Realizou entre março e julho de 2014 algumas disciplinas da Pós-Graduação em Design Thinking da Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos. É ainda Pós Graduado em Física Médica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Licenciado em Física e Química pela Universidade do Minho. Atualmente é colaborador no Serviço de Apoio ao Licenciamento do INESC TEC, tendo anteriormente integrado o Centro de Inovação Tecnologia e Empreendedorismo da mesma instituição. Trabalhou durante vários anos como Professor de Física e Química nos ensinos Básico, Secundário e Profissional colaborando também com a Areal Editores na concepção de materiais didáticos de apoio escolar. Iniciou a sua atividade profissional como monitor de Fitness mantendo atualmente a paixão pelo desporto e atividade física. 

partilhar Imprimir

Saiba mais