Metodologia TRIZ Aplicada ao Desenvolvimento do Conforto Acústico em Aeronaves Comerciais

Nas últimas décadas, a evolução dos transportes aéreos caracterizou-se pelo crescimento significativo de passageiros, de voos e do número de companhias aéreas. A concorrência entre as transportadoras aéreas tem vindo a aumentar, tornando, assim, vital o conforto e a satisfação do cliente. O conforto acústico é, atualmente, um dos componentes mais importantes na garantia do bem-estar no interior das aeronaves, sendo, por isso, fundamental o seu desenvolvimento e a sua melhoria contínua.

A cabine de uma aeronave é um espaço fechado onde o passageiro permanece durante certos períodos de tempo, sujeitando-se, assim, a fontes de ruído acústico provenientes de outros passageiros ou do próprio avião. Este ruído pode interferir na comunicação entre pessoas, perturbar o sono, o descanso e o relaxamento. Atualmente, não existem meios de seleção das fontes de ruído, havendo, apenas, dispositivos que visam o isolamento sonoro total do ouvido. Nesta tese, foi conceptualizado um sistema de filtragem sonora constituído por auscultadores munidos de Controlo Passivo de Ruído e de um subsistema, que, por sua vez, também se encontra equipado por microfones direcionais "shotgun" capazes de filtrar todo o ruído exterior através de Controlo Ativo de Ruído e filtro passa-faixa. A vantagem importante deste sistema consiste na eliminação da influência dos ruídos indesejáveis na comunicação entre as pessoas. Na análise dos problemas (contradições) e na conceção do sistema em estudo, recorreu-se à Teoria da Resolução Inventiva de Problemas (TRIZ), devido às suas potencialidades no auxílio da criação de sistemas inovadores. A ferramenta principal utilizada, desta metodologia, foi a Análise Substância-Campo, o que proporcionou uma deteção de problemas e "arestas por limar" na ideia original. Para além de eliminar os problemas detetados e ajudar na geração de soluções, produziu, ainda uma série de novas possibilidades que podem vir a ser implementadas, aumentando, com isso, as hipóteses de implementação real do sistema nas companhias aéreas.

Tipo de Tese / Dissertação

Dissertação de Mestrado

Data de Conclusão

2013

Orientador

Professora Doutora Helena Navas

Professora Doutora Isabel L. Nunes

Faça download da tese
Metodologia TRIZ Aplicada ao Desenvolvimento do Conforto Acústico em Aeronaves Comerciais

João Molina

Mestrado em Eng. Mecânica FCT/UNL - Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa

Estudei em Santarém, donde sou natural. Tirei o curso de Eng. mecanica na FCT e adoro aviões. Já tive oportunidade de voar bastante tanto em curto e longo curso. Estou neste momento a trabalhar em consultoria estratégica e operacional. 

partilhar Imprimir

Saiba mais