Desenvolvimento de novos produtos para Medicina de Reabilitação com recurso à Fabricação Aditiva: Design Customizado de uma Ortótese de Posicionamento de joelho

As ortóteses pré-fabricadas usadas em medicina de reabilitação apresentam desafios no conforto individualizado que oferecem e na adaptação às diferentes condições motoras dos indivíduos afetados. Embora as ortóteses personalizadas permitam resolver estes problemas, o seu método atual de fabricação consiste num processo manual por parte de ortoprotésicos treinados, que é demorado e gera desperdício de material.

A fabricação aditiva oferece uma alternativa a este método, mais eficiente e flexível no desenho de novas soluções customizadas. Combinando a aquisição de imagens 3D por via de um scanner, a modelação paramétrica com softwares CAD 3D e a fabricação aditiva, esta dissertação propõe e testa um protocolo de fabricação de novos produtos customizados para medicina de reabilitação. Em colaboração com o Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, o protocolo é aplicado no design e desenvolvimento de uma ortótese de posicionamento noturno do joelho, personalizada para um paciente com paralisia cerebral. Neste processo, as suas necessidades individuais foram identificadas e serviram de base para a aplicação de um modelo comum de desenvolvimento de produto no design da ortótese. Este projeto pretendeu ser um trabalho exploratório das capacidades do uso da fabricação aditiva na customização em massa de ortóteses. Tendo-se desenvolvido, prototipado e testado quatro conceitos diferentes com o paciente, dos quais um foi aceite com sucesso, é possível demonstrar o potencial de industrialização destas tecnologias. Como trabalho futuro propõe-se o desenvolvimento de metodologias de seleção de materiais e tecnologias adequadas, bem como estudos sobre a viabilidade económica dos conceitos desenvolvidos.

Tipo de Tese / Dissertação

Dissertação de Mestrado

Data de Conclusão

2015

Orientador

Professor Doutor Marco Alexandre de Oliveira Leite

Professor Doutor Luís Jorge Ascenção Jacinto

Faça download da tese
Desenvolvimento de novos produtos para Medicina de Reabilitação com recurso à Fabricação Aditiva: Design Customizado de uma Ortótese de Posicionamento de joelho

Sara Santos

Mestrado em Engenharia Biomédica Instituto Superior Técnico

Sara Santos nasceu no distrito de Lisboa, em 1991. Concluiu o mestrado em Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico em 2015. Sob a orientação do prof. Marco Leite e do Dr. Jorge Jacinto, e em colaboração com o Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, desenvolveu a dissertação intitulada "Desenvolvimento de novos produtos para Medicina de Reabilitação com recurso à Fabricação Aditiva: Design Customizado de uma Ortótese de Posicionamento do joelho". De momento, encontra-se no início da sua carreira profissional.

partilhar Imprimir

Saiba mais