O Impacto da Inovação na Internacionalização das Empresas Exportadoras do Tâmega e Sousa

A inovação é a ideia chave para a União Europeia até 2020. A análise da literatura revela que se tem discutido que o crescimento económico inteligente, sustentável e inclusivo é possível através de uma forte cultura de inovação. Simultaneamente a realidade das empresas mais inovadoras tem reforçado as posições defendidas pelos académicos. Nos últimos anos as empresas aumentaram as exportações principalmente em resultado da introdução de processos e produtos inovadores.

O objetivo desta dissertação de mestrado é compreender o impacto da inovação nos processos de internacionalização das empresas exportadoras do Tâmega e Sousa, uma região conhecida pelas suas particularidades no que toca à escassez de recursos e carência de mão-de-obra especializada mas peculiar no que toca à proliferação de empresas exportadoras. A metodologia utilizada nesta investigação foi de origem qualitativa - o estudo de casos. Entre as principais conclusões encontram-se indícios de uma associação entre a introdução de elementos de inovação em produtos ou processos e o aumento das exportações nas empresas. O estudo também sugere que as empresas optam pela inovação ao nível do produto ou do processo, em detrimento de investimentos em inovação ao nível do marketing ou da organização. A originalidade do trabalho proposto verifica-se quer a nível teórico, ajudando a colmatar a escassa literatura encontrada sobre a relação entre inovação e internacionalização, quer ao nível da gestão, por intermédio do estudo empírico da relação entre a inovação e as exportações nas empresas do Tâmega e Sousa. As evidências encorajam o desenvolvimento de pesquisa científica futura para a gestão de empresas focadas na internacionalização através da inovação, relacionando a inovação com a capacidade das empresas em assegurar uma forte presença nos mercados externos.

Tipo de Tese / Dissertação

Dissertação de Mestrado

Data de Conclusão

2014

Orientador

Professora Doutora Maria Teresa Morais Taveira de Barros

Professora Doutora Alexandra Maria da Silva Braga

Faça download da tese
O Impacto da Inovação na Internacionalização das Empresas Exportadoras do Tâmega e Sousa

Luís Barros

Mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas ESTGF - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras do Politécnico do Porto

Jornalista durante 18 anos, trabalhou para a imprensa regional, rádio e imprensa nacional - "Grande Reportagem", "Néctar" e jornal "Público". Fez assessoria de imprensa e de comunicação. É formador em Comunicação e Marketing. Formou-se em Gestão de Turismo e é pós-graduado em Marketing e Comunicação e mestre em Gestão e Internacionalização de Empresas, com uma tese sobre Inovação e Exportação. Adora escrever, ler e comunicar.

partilhar Imprimir

Saiba mais