Modelo de Funcionamento

Objectivos

  1. Disseminar e debater práticas de gestão de conhecimento organizacional;
  2. Elaborar orientações práticas que possam ser usadas por cada um dos membros na implementação de gestão de conhecimento;
  3. Identificar modelos e instrumentos que possam ser adaptados e usados por cada um dos membros;
  4. Colocar em prática, no próprio âmbito da COTEC e desta comunidade, os princípios inerentes à gestão de conhecimento.

Membros

Serão membros da comunidade todas as organizações associadas da COTEC que manifestem a sua vontade de participar activamente dos trabalhados a realizar.

Interações

A vida da comunidade pauta-se por sessões de trabalho regulares, presenciais e online através do sistema webEx da Cisco.

As sessões de trabalho são usadas para a partilha e debate de práticas de gestão de conhecimento. Funcionam também como ponto de partida para a definição de orientações e modelos a identificar colectivamente pelos membros para uso das várias organizações. Esta comunidade pretende através de formas de interacção, síncronas e assíncronas, concretizar colaborativamente essas orientações e modelos.

Liderança

À equipa organizadora da CoP cabe a responsabilidade de:

 

    • Agendar, operacionalizar e dinamizar as sessões de trabalho;
    • Orientar, facilitar e acompanhar interações “extra” que venham a ter lugar para a realização de atividades conjuntas;
    • Apoiar a participação das organizações membro, esclarecendo dúvidas, ouvindo sugestões, etc.;
    • Avaliar o impacto que a pertença à comunidade tem nos vários membros.

Resultados

  • Práticas de gestão de conhecimento que possam ser usadas pelos membros;
  • Orientações e modelos que possam ser adaptados e usados pelos membros;
  • Rede alargarda de contactos com organizações igualmente empenhadas.

Temas prioritários

  • Práticas para Retenção de Conhecimento;
  • Cultura de Partilha de Conhecimento;
  • Ferramentas de Gestão de Conhecimento.
partilhar Imprimir

Saiba mais