Ferramentas de Gestão do Conhecimento: Principais critérios de selecção

Principais critérios de selecção

Este documento resulta da necessidade sentida pelos membros da CoP de GC de orientar e facilitar um processo de selecção de ferramentas de GC, incidindo principalmente na fase de selecção e critérios adequados para a avaliação dessas ferramentas.

Assim, através da sistematização de algumas questões críticas, pretende-se contribuir para apoiar as organizações durante o processo de selecção de ferramentas de GC organizacional.Ainda que de forma sintética, são também abordados temas como o processo de selecção de ferramentas, a governança do processo, as vantagens da utilização de ferramentas de GC e a maturidade de GC na organização.

Como resultado da compilação efectuada de critérios de selecção de ferramentas de GC, disponibilizam-se também tabelas constituídas pelos referidos critérios, com vista ao seu preenchimento e utilização, eventualmente conjunta, com uma folha de cálculo.

O formato deste documento posiciona-o como um instrumento prático de trabalho, servindo de guia para factores a considerar e não como listagem de requisitos. Nesse sentido, cabe a cada organização analisar a listagem de critérios sugeridos com espírito crítico e identificar quais os que são relevantes para si.

Esta reflexão inicial de requisitos é um exercício de extrema utilidade, porque:

  1. Foca a atenção nos pontos verdadeiramente importantes para a organização;
  2. Oferece maior segurança na argumentação com fornecedores e stakeholders internos;
  3. Relativiza a importância de cada critério, valorizando a sua relevância para a organização (e não apenas a quantidade de critérios verificados).